Mercado

Preço do suíno vivo sobe forte e descola do boi gordo em julho

O Farmnews comparou a variação do preço do suíno e do boi gordo ao longo de 2024, mostrando forte descolamento.

O fato é que comparando o desempenho de preço do boi gordo e do suíno vivo é interessante observar a forte alta no preço do suíno na parcial de 2024, especialmente a partir de maio (linha verde da primeira Figura), ao contrário do boi gordo no período que seguiu mais pressionado. A menor oferta de animais prontos para o abate motivaram a alta nas cotações do suíno, aliada a uma demanda aquecida, especialmente no mercado externo.

Apesar de descolado do suíno, o preço do boi gordo mostrou recuperação na parcial de julho, inclusive com média no maior patamar desde abril. Clique aqui e confira os dados!

A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, São Paulo), ao longo de 2024.

preço do suíno
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do suíno acumulou alta de 10,7% na parcial de 2024, até julho (24), frente ao valor que encerrou 2023 enquanto o boi gordo, no mesmo período, caiu 9,0%.

Pois é, o preço do suíno que apresentava variação relativamente próxima do boi gordo ao longo de 2024, com exceção da queda em janeiro, apresentou forte descolamento a partir de maio. Isso reforça a maior competitividade do bovino em relação ao suíno em termos de preço.

Os valores médios do suíno vivo (Cepea) acumularam o terceiro mês consecutivo de alta na parcial de julho de 2024, inclusive alcançando o maior patamar desde o início de 2023, como revelam os dados da segunda Figura.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do suíno vivo (Cepea, São Paulo), em Reais por kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2024 (média até o dia 24).

preço do suíno
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A exportação de carne suína pelo Brasil na primeira metade de 2024 foi recorde, com vendas que somaram 529,31 mil toneladas, valor pouco acima do recorde anterior, de 2023 (526,41 mil toneladas). Aliás, tanto a exportação de carne suína como bovina tem alcançado patamares recordes em 2024. Clique aqui!

O Farmnews também comparou a variação do preço do boi gordo com o valor praticado da picanha no varejo paulista. Clique aqui e confira!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo