Mercado

Apesar do avanço da colheita, preços do milho seguem em alta!

Os preços do milho continuam subindo no mercado interno na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Mesmo com o avanço da colheita, vendedores consultados pelo Cepea estão retraídos nas negociações do cereal, elevando os preços do milho no mercado doméstico em julho de 2018. Agentes estão atentos às perdas de produtividade no campo e ao ritmo de exportação. No mercado interno, as negociações seguem travadas tanto no spot quanto no a termo, devido às incertezas quanto à oferta, e consequentemente, aos patamares de preços nos próximos meses.

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços do milho, segundo o indicador Cepea/Esalq  ao longo de 2018, até o dia 30 de julho.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No acumulado do ano, até o dia 30 de julho, o milho apresenta valorização de 14,8%. Já no mês de julho o preço do milho acumula alta de 5,4%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os preços de soja estão em queda no mercado brasileiro, de acordo com levantamento do Cepea, devido à desvalorização do dólar frente ao Real. Isso impacta diretamente na paridade de exportação, deixando menos atrativas as vendas da oleaginosa.

Com vendedores consultados pelo Cepea capitalizados e compradores objetivando aproveitar o momento de valores mais baixos, houve também maior disparidade entre as cotações desses agentes, reduzindo a liquidez interna. A Figura abaixo apresenta o comportamento diário de preços da soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR) em 2018.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Apesar da queda de preços nos últimos dias de julho, no acumulado do ano a soja segue em alta de 21,3%. Em julho o preço da oleagionosa ficou praticamente estável, com alta acumulada de 0,9%.

Veja também que os custos com insumos para a produção de milho e soja devem apresentar alta na próxima safra! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo