Mercado

Preços do milho e da soja em queda em outubro de 2018

Os preços do milho e da soja apresentam queda na parcial de outubro de 2018, até o dia 15.

Com relação a soja, a forte queda do dólar frente ao Real pressionou os valores domésticos, mas a baixa disponibilidade doméstica limitou o movimento de queda da oleaginosa.

Grande parte dos produtores consultados pelo Cepea, que se mostra capitalizada e com pouco volume disponível para venda, se ausentou das comercializações – esses agentes direcionam as atenções ao avanço do semeio no Brasil e também à colheita nos Estados Unidos.

Do lado da demanda, a procura por soja, especialmente para exportação, está firme, mas a liquidez é baixa, em decorrência da retração vendedora. Na parcial de outubro, até o dia 15, o indicador Cepea/Esalq da soja Paranaguá (PR) recuou 5,0%, a R$90,81 por saca de 60 kg.

No ano, contudo, o preço da oleaginosa segue acumulando alta, de 25,2% como ilustra a Figura abaixo, que destaca a variação acumulada dos preços da soja e do milho ao longo de 2018, até outubro, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preços do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

E por falar nos preços da oleaginosa, o Farmnews apresenta também os melhores meses para venda de boi gordo (clique aqui) e soja (clique aqui) no País.

No caso do milho, com maior interesse de venda por parte do produtor consultado pelo Cepea e retração de compradores, que adquirem apenas pequenos lotes para repor estoques de curto prazo, os preços do milho estão em queda.

Além disso, a desvalorização do dólar e o bom andamento da safra de verão também influenciam a queda nos preços do milho. No acumulado de outubro, até o dia 15, o indicador Cepea/Esalq (Campinas – SP) recuou fortes 6,4%, fechando a R$ 36,87 por saca de 60 kg. No ano, contudo, os preços do milho seguem acumulando alta, de 9,2%.

O Farmnews apresenta os dados que revelam os melhores meses para vender milho no Brasil quando o assunto é preço. Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo