Principais importadores de farelo de soja do Brasil
O Farmnews apresenta o rank e a participação, na receita, dos principais importadores de farelo de soja do Brasil no 1° semestre de 2018.
A Tabela a seguir apresenta os dados da participação, na receita, dos principais países compradores de farelo de soja do Brasil nos primeiros 6 meses de 2017 e 2018, segundo dados do MDIC.
Conforme revelam os dados da Tabela acima, dentre os principais importadores de farelo de soja do Brasil, destaque fica para a Holanda, maior país comprador.
Os holandeses foram responsáveis por 18,0% da receita com a exportação de farelo de soja nacional no 1° semestre de 2018. Apesar de ser o maior importador, houve uma redução das compras da Holanda em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país foi responsável por 22,0% das compras do produto.
A Tailândia é o segundo maior importador de farelo de soja brasileira, com 14,0% de participação no faturamento do nosso País nesse mercado. E o terceiro maior comprador de farelo de soja do Brasil é a Coréia do Sul, responsável por 11,0% da receita brasileira com a exportação do produto.
O interessante é considerar que ao contrário da soja em grãos, não há uma forte concentração de compras de farelo de soja entre os países importadores. Lembrando que na soja, quase 80% da soja comercializada do Brasil tem como destino o mercado chinês. Aliás, clique aqui e confira os dados de compra de soja em grãos nacional por país comprador em junho de 2018!
A Figura abaixo melhor ilustra a participação dos países compradores na receita com a exportação de farelo de soja do Brasil no 1° semestre de 2018.
O Farmnews apresenta os dados da exportação de farelo de soja do Brasil no 1° quadrimestre de 2018 e anos anteriores. Clique aqui e confira!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!