Principais importadores de milho do Brasil em 2019

O Farmnews apresenta os dados de compra dos principais importadores de milho do Brasil em 2019, até agosto.
Afinal, quais países foram os principais responsáveis pelo forte aumenta da exportação de milho do Brasil em 2019?
A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, dos principais importadores de milho do Brasil entre janeiro e agosto de 2019, segundo dados do MDIC.

O fato é que a exportação de milho do Brasil alcançou patamar recorde histórico para o período compreendido entre janeiro e agosto de 2019, com crescimento de 159,5% frente ao apurado no mesmo período do ano passado.
Aliás, clique aqui e confira os dados que mostram os dados recordes de faturamento com a exportação de milho do Brasil na parcial de 2019.
O interessante é destacar que todos os principais países importadores de milho do Brasil apresentaram aumento no ritmo de compras em 2019, até agosto.
Pois é, mas embora todos tenham apresentado aumento, os destaques de alta ficam para o Japão, Holanda, Egito e Coréia do Sul, tanto pelo volume de compras como pela taxa de crescimento (Tabela acima).
Aliás, com exceção do Irã, principal importador de milho brasileiro, todos os demais países apresentados tiveram taxas de crescimento acima de 100% no período.
A Figura abaixo ilustra a participação, no faturamento, dos países importadores de milho do Brasil no acumulado de 2019, até agosto.

Como revelam os dados da Figura o Irã participa com cerca de 20% do faturamento com a exportação de milho do Brasil, seguido do Japão com 10,6% e da Holanda, com 10,4%.
E é importante destacar que apesar do recorde da exportação de milho do Brasil, o preço do milho no mercado interno segue em queda. Aliás, até agosto, dentre as commodities agrícolas acompanhas pelo Farmnews foi a única que ainda acumulada perda até a parcial do ano (clique aqui).
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!