Mercado

Principais importadores de carne bovina do Brasil em outubro de 2020

O Farmnews apresenta os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em outubro de 2020.

Afinal, como evoluíram as compras dos maiores importadores de carne de bovina do Brasil em outubro de 2020 comparado ao mesmo período de 2019?

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, em carne de bovina do Brasil, pelos principais importadores outubro de 2019 e 2020, segundo dados do MDIC.

A China, o maior dentre os principais importadores de carne bovina do Brasil, apresentou queda nas compras pela primeira vez em 2020, em outubro.

Vale destacar que em outubro de 2020 a receita com a exportação de carne bovina do Brasil caiu 9,4% frente ao mesmo período de 2019, e, como destaca a Tabela acima, os maiores compradores diminuíram o ritmo de compra no mês, com destaque a China e Hong Kong. Clique aqui e saiba mais sobre a exportação de carne bovina brasileira em outubro de 2020.

Pois é, embora a China tenha diminuído o ritmo de compras em outubro 2020 (Tabela), o país asiático segue como o principal importador brasileiro, aliás, com mais da metade das compras em outubro, em faturamento (Figura).

Mas, apesar da queda em outubro, a China segue como principal destaque de alta em 2020 e o principal responsável pela forte avanço do preço do boi gordo em 2020. E a perspectiva de crescimento das compras em 2021 pela China deve continuar, como projetam os dados do USDA (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E além da China e Kong Kong, dos principais países importadores de carne de bovina brasileira, também apresentaram queda nas compras, o Egito, Rússia e Filipinas. Pelo lado positivo, os destaques foram o Chile, Itália, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Holanda

A Figura abaixo ilustra a participação, no faturamento, dos principais países importadores de carne de bovina do Brasil em outubro de 2020.

Fone: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

No acumulado de 2020 a exportação de carne bovina foi recorde e, muito acima dos valores observados no mesmo período de 2019 (clique aqui). Esse movimento de venda externa contribui para a força de valorização da arroba do boi gordo no País que, em 2020, na parcial de novembro, já se aproxima de R$100,0. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo