Mercado

Quantidade de arrobas de boi gordo para 1 tonelada de fertilizante!

O Farmnews apresenta dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo para importar 1 tonelada de fertilizante, entre 2018 e a parcial de 2022.

Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista quando o assunto é o preço de importação de fertilizantes, considerando o preço médio de todas as matérias-primas compradas ao longo dos últimos anos, desde 2018?

E antes de avaliar a quantidade de arrobas de boi gordo para 1 tonelada de fertilizante, assim como o poder de compra em sacas de milho e soja, é importante destacar os dados que revelam o comportamento do preço médio das matérias-primas que, em setembro, acumulou o terceiro mês consecutivo de queda, embora siga próximo das máximas históricas.

O preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2022 e se distancia da máxima observada em junho. Clique aqui e confira os dados!

A Figura a seguir ilustra a evolução do poder de compra do boi gordo (Cepea), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) em relação ao preço médio de importação dos fertilizantes (MDIC-SECEX), entre 2018 e setembro de 2022.

arrobas para 1 tonelada de fertilizante
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Em setembro de 2022 foram necessárias 10,70 arrobas de boi gordo para 1 tonelada de fertilizante, o maior valor para um mês de setembro em toda a série iniciada em 2018.

Pois é, embora o poder de compra do pecuarista tenha melhorado frente a julho, quando alcançou o recorde de 12,73 arrobas para 1 tonelada de fertilizante, os valores seguem muito acima do observado nos anos anteriores, como mostra a Figura acima. Em setembro de 2021, por exemplo, foram necessárias 7,38 arrobas de boi gordo para 1 tonelada de fertilizante, enquanto em setembro de 2018, 2019 e 2020 os valores foram de, respectivamente, 8,31, 7,67 e 5,05 arrobas para 1 tonelada de fertilizante importado.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Isso mostra que o poder de compra do pecuarista tem diminuído sensivelmente em 2022, com reflexo no aumento, por exemplo, do custo de reforma e manutenção da pastagem. Mas é importante destacar que a perda do poder de compra acontece também para o agricultor, como mostram os dados da Figura acima.

Vale destacar que em setembro de 2022 foram necessárias 38,61 sacas de milho (Cepea) para a importação de 1 tonelada de fertilizante, valor muito superior ao observado em setembro de 2021 quando o indicador ficou em 24,10 sacas. No caso da soja (Cepea, Paranaguá-PR), em setembro de 2022 foram necessárias 17,33 sacas de soja para 1 tonelada de fertilizante importante, enquanto em setembro de 2021 o valor foi de 12,90 sacas.

É importante verificar que apesar da forte alta na base anual de comparação (setembro de 2022 frente a setembro de 2021), esse indicador caiu em setembro frente aos meses anteriores, Em julho de 2022 o indicador alcançou valor recorde, tanto para o milho como para a soja, com a relação em 50,38 sacas de milho e de 22,17 sacas de soja para 1 tonelada de fertilizante.

O Farmnews apresenta dados revelam a importância dos principais países exportadores de fertilizantes para o Brasil na parcial de 2022, até setembro. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo