Mercado

Quanto valorizou o boi gordo e bezerro em 10 anos, valores nominais e reais?

O Farmnews apresenta dados que mostram o quanto valorizou o boi gordo e o bezerro no acumulado de 2020, até setembro, comparado aos mesmo período, em 10 anos.

O objetivo é destacar os dados da variação dos preços do mercado pecuário, em especial para o boi gordo e o bezerro e revelar o comportamento dos preços ano a ano entre janeiro e setembro.

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço nominal e real (corrigido pelo IGP-M de setembro de 2020) do boi gordo e do bezerro, em Reais por arroba, segundo indicador Cepea, na media de janeiro a setembro de 2011 a 2020.

E quando avaliamos o quanto valorizou o boi gordo e o bezerro em 2020, os dados surpreendem, principalmente quando comparado aos anos anteriores.

Pois é, em um ano de forte valorização do bezerro e do boi gordo, como temos discutido no Farmnews, tanto em valores reais como nominais, o bezerro tem levado vantagem. Aliás, uma grande vantagem em termos de ganho, basta avaliarmos a relação de troca de bezerros por boi gordo que, em agosto e setembro de 2020 alcançaram os menores patamares para o período, da história.

E, claro, com o preço do bezerro em patamar recorde, o interesse pela atividade de cria aumenta, com reflexo na diminuição do abate de fêmeas. E isso já tem sido observado, uma vez que a queda no abate de vacas na primeira metade de 2020 foi histórica, mostrando um nível de retenção de matrizes nunca visto. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo