Mercado

Relação de preço do boi gordo e do milho segue como uma das menores em 2021

A relação de preço do boi gordo e do milho em agosto de 2021 segue como uma das mais baixas ao longo dos últimos anos.

Pois é, o poder de compra do pecuarista segue caindo em 2021 (Figura) e já alcança um dos patamares mais baixos da série apresentada, desde 2018. Isso porque na parcial de agosto, até o dia 16, com cada arroba de boi gordo segundo indicador Cepea foi possível adquirir 3,17 sacas de milho, ainda de acordo com o Cepea. Aliás, o valor de 3,17 sacas de milho por arroba perde apenas para o valor observado em maio de 2021 (3,08) ao longo da série apresentada abaixo.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preço da arroba do boi gordo e da saca de milho, segundo dados do Cepea, de janeiro de 2018 a parcial de agosto de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de preço do boi gordo e do boi na parcial de agosto de 2021 de 3,17 sacas por arroba foi 21,4% menor que a observada em agosto de 2020, quando ficou em 4,04.

O fato é que mesmo com os preços do boi gordo nos maiores patamares históricos em valores nominais, o poder de compra do pecuarista em 2021 continua preocupando, especialmente para aqueles que utilizam o confinamento para terminação dos animais para o abate.

Com o preço do milho em alta e acumulando alta superior ao boi gordo no ano, o risco de queda de margem aumenta, ainda mais que além do custo da alimentação, a relação de troca na reposição também segue como uma das mais baixas da história no ano de 2021. E sobre esse assunto, o Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em julho ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira!

Vale lembrar que o preço da arroba do boi gordo se mantém acima de R$300,0 desde fevereiro, ou seja, há 7 meses. Clique aqui e confira as médias mensais ao longo dos últimos anos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo