Mercado

Relação de preço do fertilizante e da soja: KCL de 2018 a parcial de 2021

O Farmnews apresenta dados da relação de preço do fertilizante e da soja, no caso do KCL importado, entre 2018 e a parcial de 2021.

Vale destacar que o consumo de fertilizantes no Brasil nunca foi tão grande como o observado em 2021, acompanhando o bom momento de preços do mercado agrícola.

Aliás, clique aqui e confira os dados da importação de fertilizantes pelo Brasil no acumulado entre janeiro e agosto ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021!

Pois é, mas esse aumento de consumo, somado a alta nos preços do insumo no mercado internacional tem elevado os preços dos fertilizantes no País e preocupado os produtores. Por isso o Farmnews vai iniciar uma série de acompanhamento de preços dos fertilizantes, começando pela matéria-prima, KCL e sua respectiva relação com o preço da soja (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução da relação de preço da tonelada do KCl importado pelo Brasil, em Reais por tonelada e da saca de soja (Cepea, Paranaguá), entre janeiro de 2018 e agosto de 2021.

A relação de preço do fertilizante e da soja, apesar da alta consecutiva entre junho e agosto de 2021, segue abaixo de 10 sacas de soja por tonelada de KCl importado há mais de um ano.

O fato é que entre janeiro e 2018 e agosto de 2021 o preço médio da soja, em valor nominal (Cepea, Paranaguá-PR), acumulou alta de 138,1%, enquanto no mesmo período a fonte de matéria-prima, o KCL importado pelo Brasil subiu 82,2%, em Reais.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que com a alta recente no preço dos fertilizantes o poder de compra do agricultor caiu em relação aos últimos meses. Em agosto de 2021 foram necessárias 9,17 sacas de soja para importar 1 tonelada de KCL, o maior valor desde julho de 2020 (Figura). Mas vale ressaltar que apesar da alta recente, o poder de compra do pecuarista em 2021 segue acima do patamar observado nos anos anteriores, como em 2018 e 2019, quando eram necessárias, em geral, entre 12,0 e 16,0 sacas de soja para importar uma tonelada de KCL.

E por falar no preço do grão, o Farmnews apresenta os dados do preço mensal da soja e do milho entre janeiro de 2018 e setembro de 2021. Clique aqui e confira os valores!

O Farmnews acompanhará rotineiramente os dados das demais matérias-primas, como ureia, superfostato etc e sua relação com o preço das commodities agrícolas. Fique atento!

O mês de setembro foi de queda para as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, com exceção da soja. Pois é, entre boi gordo, bezerro, milho e soja, a oleaginosa foi a única que apresentou alta dentro do mês de setembro. Mas é importante ressaltar também que na parcial do ano todas as 4 commodities seguem acumulando alta. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo