Relação de preço do fertilizante e do milho em setembro, entre 2018 e 2025
O Farmnews atualizou os dados que comparam a relação de preço do fertilizante e do milho nos meses de setembro, entre 2018 e 2025.
Afinal, como evoluiu o poder de compra do agricultor de milho ao longo dos últimos anos em relaçao ao preço médio de importação de fertilizantes (FOB)?
Vale lembrar que o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil (FOB) em setembro de 2025 foi de, em média, US$360,8 por tonelada, alta de 11,7% frente a setembro de 2024 (US$323,1) e também acima do observado no mês anterior. Aliás, clique aqui e confira os dados mensais da importação de fertilizantes do Brasil desde 2020.
O Farmnews também apresentou a evolução do preço da ureia, cloreto de potássio e MAP importado pelo Brasil entre setembro de 2024 e 2025. Clique aqui e confira os dados!
O preço do milho em 2025 acumula queda em relação ao valor que encerrou 2024 (clique aqui), embora o valor médio de setembro tenha sido maior que a média nominal observada no mesmo período de 2024 (clique aqui). No entanto, a alta no preço médio do fertilizante na base anual de comparação foi maior em setembro de 2025, quando comparado ao milho, pressionando o poder de compra teórico do agricultor no ano (Figura).
O indicador apresentado (Figuras) é teórico, pois se refere ao preço médio de importação do fertilizante (FOB), o que indica um potencial poder de compra do produtor. Nesse contexto, é importante destacar que o preço médio de importação das matérias-primas ao longo de 2025 tem subido mais que o preço do grão, o que tem preocupado o agricultor quando o assunto é margem.
A Figura apresenta os dados da relação do preço médio de importação do fertilizante (COMEX, FOB) e do milho (Cepea), indicando o poder de compra teórico do agricultor, em toneladas de milho para a compra de uma tonelada de matéria-prima, nos meses de setembro.

A relação de preço do fertilizante e do milho em 2025 mostra um cenário desfavorável para o agricultor, com o aumento da quantidade necessária de milho para a importação de uma tonelada de fertilizante (FOB).
Em setembro de 2025 foram necessárias 1,79 tonelada de milho para a compra de uma tonelada de fertilizante (FOB), o maior patamar para o período do ano desde 2022 O valor médio para um mês de setembro, avaliado entre 2018 e 2025 foi de 1,75.
Além da alta na quantidade de milho necessária para a compra de fertilizante (importação) em setembro de 2025 frente ao mesmo período de 2024, o poder de compra do agricultor tem diminuído ao longo do ano, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta os dados da relação do preço médio de importação do fertilizante (COMEX, FOB) e do milho (Cepea), indicando o poder de compra teórico do agricultor, em toneladas de milho para a compra de uma tonelada de matéria-prima, entre janeiro de 2020 e setembro de 2025.

O Farmnews também apresentou dados que mostram a expectativa do preço futuro do milho para o período entre o final de 2025 e início de 2027, mostrando um cenário de expectativa de alta modesta. Isso mostra que o mercado futuro segue pressionado e com pouca expectativa de recuperação mais consistente do preço do grão. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!























