Mercado

Relação de preços do boi gordo e da soja no menor valor de 2019

A relação de preços do boi gordo e da soja alcançou, em agosto de 2019, o menor valor do ano.

Aliás, desde novembro de 2018 a relação de preços do boi gordo e da soja não foi tão baixa. A Figura a seguir ilustra a relação média de preços do boi gordo e da soja, segundo dados do indicador Cepea, de agosto de 2018 a agosto de 2019.

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/B3 (adaptado por Farmnews)

Em agosto de 2019 a relação de preços do boi gordo e da soja foi de 1,81 sacas por arroba, o menor valor de 2019 até o momento.

Apesar da queda em agosto, o valor de 2019 segue acima do praticado no mesmo período de 2018, quando em agosto do ano passado a relação foi de 1,61 sacas por arroba.

Pois é, em 2019 o poder de compra do pecuarista segue acima do observado no mesmo em 2018, o que explica, em partes, a queda no custo de produção da engorda confinada.

Clique aqui e confira os dados de custo da engorda de bovinos em regime de confinamento em agosto de 2019, avaliado pelo LAE/USP.

A queda na relação de preços do boi gordo frente a soja pode ser explicada pelo comportamento de preço da soja em agosto de 2019 que, apresentou forte alta, de 14,5%. O grão encerrou julho cotado a R$77,29 por saca e no último dia de agosto o valor foi de R$88,52 por saca. Aliás, foi a commodity que mais valorizou em agosto comparado ao boi gordo, bezerro e milho (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E a alta foi observada mesmo com a queda na exportação de soja brasileira em 2019 (clique aqui). Vale lembrar que apesar de ser o principal importador, a compra de soja brasileira pela China caiu, na parcial de 2019, até agosto, mais de 25%. Clique aqui e confira!

Vale destacar também que devido a alta no preço dos fertilizantes, o custo de produção da soja deve ser o mais alto desde o ano de 2010. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo