Mercado

Evolução da relação de troca de bezerros por boi gordo até agosto de 2020

O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo dentro de cada ano, de 2015 a 2020.

O fato é que o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho segue entre os mais baixos da história em 2020 devido a forte valorização do bezerro frente ao boi gordo (Figura).

Em 2020 a relação de troca de bezerros por boi gordo se mantém próxima de 1,80 bezerros por boi gordo de 16,5@, pelo menos é o que tem sido observado entre março e agosto, conforme dados calculados a partir do indicador Cepea.

A Figura a seguir ilustra a evolução média mensal da relação de preços do boi gordo e do bezerro, entre 2015 e a parcial de 2020, calculados do indicador Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020 segue próxima de 2015, ou seja, nos patamares mais baixos da série.

Pois é, na parcial de agosto de 2020, o indicador foi de 1,82 bezerros por boi gordo e, apesar de ainda ser um valor médio até o dia 12, foi o mais baixo para um mês de agosto.

O importante é destacar que tradicionalmente a relação de troca de bezerros por boi gordo tende a melhorar nos meses finais do ano, impulsionado por uma maior valorização do boi gordo frente ao bezerro (Figura). Aliás, clique aqui e confira os melhores meses para vender boi gordo em termos de preço ao longo da história!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale ressaltar que ambos, bezerro e boi gordo, seguem com preços recordes nominais em 2020, embora a valorização do bezerro, até o momento, esteja superando e muito, a alta observada para o boi gordo (clique aqui).

E sempre é bom reforçar o fato que apesar do preço recorde do boi gordo, o desafio da pecuária de corte em 2020 recai principalmente para a atividade de recria engorda. O Farmnews apresenta os dados do preço mensal do bezerro, em valor nominal, entre janeiro de 2017 a julho de 2020. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo