Evolução da relação de troca de bezerros por boi gordo até agosto de 2020
O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo dentro de cada ano, de 2015 a 2020.
O fato é que o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho segue entre os mais baixos da história em 2020 devido a forte valorização do bezerro frente ao boi gordo (Figura).
Em 2020 a relação de troca de bezerros por boi gordo se mantém próxima de 1,80 bezerros por boi gordo de 16,5@, pelo menos é o que tem sido observado entre março e agosto, conforme dados calculados a partir do indicador Cepea.
A Figura a seguir ilustra a evolução média mensal da relação de preços do boi gordo e do bezerro, entre 2015 e a parcial de 2020, calculados do indicador Cepea.
A relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020 segue próxima de 2015, ou seja, nos patamares mais baixos da série.
Pois é, na parcial de agosto de 2020, o indicador foi de 1,82 bezerros por boi gordo e, apesar de ainda ser um valor médio até o dia 12, foi o mais baixo para um mês de agosto.
O importante é destacar que tradicionalmente a relação de troca de bezerros por boi gordo tende a melhorar nos meses finais do ano, impulsionado por uma maior valorização do boi gordo frente ao bezerro (Figura). Aliás, clique aqui e confira os melhores meses para vender boi gordo em termos de preço ao longo da história!
Vale ressaltar que ambos, bezerro e boi gordo, seguem com preços recordes nominais em 2020, embora a valorização do bezerro, até o momento, esteja superando e muito, a alta observada para o boi gordo (clique aqui).
E sempre é bom reforçar o fato que apesar do preço recorde do boi gordo, o desafio da pecuária de corte em 2020 recai principalmente para a atividade de recria engorda. O Farmnews apresenta os dados do preço mensal do bezerro, em valor nominal, entre janeiro de 2017 a julho de 2020. Clique aqui e confira!
Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!