Mercado

Sacas de milho por arroba de boi gordo ao longo de 2022, até parcial de novembro

A relação de sacas de milho por arroba voltou a se aproximar da mínima do ano em novembro de 2022.

Pois é, com a maior pressão de baixa no preço do boi gordo, especialmente a partir de outubro, o poder de compra do pecuarista em relação ao milho voltou a cair em 2022, como destaca da Figura abaixo.

E por falar em preço do animal para abate, o Farmnews destacou também para o comportamento do preço do boi gordo ao longo de 2022 e o compara ao mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea), ao longo de 2022, até a parcial de novembro.

sacas de milho por arroba
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de sacas de milho por arroba de boi gordo segue trajetória de queda em novembro de 2022 e se aproxima da mínima do ano, a 3,30 sacas por arroba.

O fato é que, após alcançar a máxima do ano no final de julho quando ficou acima de 4,0 sacas de milho por arroba de boi gordo (Figura), o indicador seguiu em queda e novamente se aproxima da mínima do ano observada em março quando ficou em 3,28.

Na média parcial do ano de 2022, até o dia 10 de novembro, o poder de compra do pecuarista ficou em 3,65 sacas de milho por arroba de boi gordo, valor acima do patamar atual. E além da relação de troca com o milho, o Farmnews apresentou também a evolução do poder de compra do pecuarista frente à soja. O indicador de sacas de soja por arroba de boi gordo segue em queda em 2022 e entre o final de outubro e início de novembro alcançou o menor valor do ano. Clique aqui e saiba mais!

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews apresenta a evolução acumulada da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, entre os meses de novembro, em 10 anos, de 2013 a 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo