Mercado

Sacas de milho por arroba de boi gordo: relação volta a subir em junho

O poder de compra do pecuarista, medido pela relação de sacas de milho por arroba de boi gordo voltou a melhorar em junho, após 3 meses de queda.

Pois é, com a queda no preço do milho na parcial de junho e a alta nos preços do boi gordo (clique aqui), o poder de compra do pecuarista com relação ao grão voltou a subir (Figura).

Vale destacar que em junho, na parcial até o dia 18, o preço do milho, segundo indicador Cepea (Campinas-SP) acumulou queda de 9,4%, variando de R$99,23 por saca a R$89,87 por saca. Apesar da queda em junho, no ano o milho segue acumulando alta de 9,9%. O boi gordo, por outro lado, acumulou ganho de 2,5% entre o início e a parcial de junho (18) e, no ano, a alta foi de 17,2%.

A Figura a seguir ilustra a relação mensal de troca de boi gordo por milho, em sacas por arroba, segundo dados do indicador Cepea, entre janeiro de 2018 a parcial de junho de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de sacas de milho por arroba de boi gordo foi de 3,33 na parcial de junho de 2021 e a primeira alta em 3 meses consecutivos de queda.

O fato é que apesar da alta em junho, o poder de compra do pecuarista em relação ao grão segue abaixo do observado nos anos anteriores (Figura). Isso porque em junho de 2020, por exemplo a relação de preços da arroba do boi gordo por milho foi de 4,39, valor muito acima do observado em 2021.

Além do milho em baixa no mercado físico, o preço futuro do grão projetado para setembro de 2021 segue em queda em junho e acumula perda de 11,4% na parcial do mês. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e siga o Farmnews na nossa rede social!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo