Mercado

Sacas de soja por arroba de boi gordo, indicador na mínima desde 2012

O indicador que mede a quantidade de sacas de soja por arroba de boi gordo alcançou os menores patamares históricos em 2023.

A relação de preço da arroba do boi gordo e da saca de soja na parcial de setembro de 2023 (média até o dia 18) foi de 1,35, acumulando o quinto mês consecutivo de queda (primeira Figura) e, de longe, no menor patamar dos últimos anos.

O fato é que apesar da recuperação do preço do boi gordo iniciada em setembro (clique aqui), o valor médio do animal pronto para o abate na parcial do mês segue pressionado, diminuindo o poder de compra em relação a soja. A soja, aliás, foi a única commodity agrícola entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews que caiu na parcial de setembro (clique aqui). Contudo, o valor médio mensal segue acumulando perda menor que o boi gordo em setembro de 2023.

Apesar da leve queda no preço da soja na parcial de setembro, os dados do estoque mundial de soja para 2023/24 foram novamente revisados para baixo em setembro de 2023, mas segue acima do observado na safra anterior. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a evolução média da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de soja (Cepea, Paranaguá-PR), entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2023 (média até o dia 18)

soja por arroba de boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E além da menor média mensal ao longo dos últimos anos, a relação de troca, em 2023, foi a menor para um mês de setembro desde 2012 (segunda Figura). Lembrando que a máxima para um mês de setembro, ao longo do período avaliado foi em 2014 e 2017, quando naqueles anos o poder de compra do pecuarista foi de 2,04 sacas de soja por arroba de boi gordo. A média para um mês de setembro, entre 2012 e a parcial de 2023, foi de 1,68.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O indicador de sacas de soja por arroba de boi gordo na parcial de 2023, de 1,35 foi o menor para um mês de setembro desde 2012 (1,11).

A Figura a seguir ilustra a evolução média da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de soja (Cepea, Paranaguá-PR), nos meses de setembro, de 2012 a parcial de 2023 (média até o dia 18).

soja por arroba de boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro da soja cai e opera abaixo de US$30,0 por saca na parcial de setembro. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E ao contrário da soja, o preço futuro do boi gordo segue ritmo de alta, voltando a projetar valor da arroba acima de R$230,0 para outubro. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo