Mercado

Sacas de soja por arroba de boi gordo: indicador no maior patamar em 8 meses

O indicador que mede a quantidade de sacas de soja por arroba de boi gordo na parcial de janeiro de 2024 alcançou o maior patamar desde maio de 2023.

A relação de preço da arroba do boi gordo e da saca de soja na parcial de janeiro de 2024 (média até o dia 11) foi de 1,85, o segundo mês consecutivo de alta e alcançando o maior valor desde maio de 2023, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

A Figura a seguir ilustra a evolução média da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de soja (Cepea, Paranaguá-PR), entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2024 (média até o dia 11).

sacas de soja por arroba
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O indicador de sacas de soja por arroba de boi gordo na parcial de janeiro de 2024, de 1,85 foi a maior desde maio de 2023.

É importante observar também que o poder de compra na parcial de janeiro de 2024 de 1,85 sacas de soja por arroba de boi gordo foi maior que o valor observado em janeiro de 2023, quando o indicador foi de 1,62 sacas de soja por arroba de boi gordo.

O fato é que o preço do boi gordo iniciou o ano de 2024 mantendo o movimento de recuperação iniciado desde a mínima de setembro de 2023 e subindo pelo segundo mês consecutivo (clique aqui), ao contrário da soja que na parcial do primeiro mês do ano, alcançou o menor valor médio desde agosto de 2020.

Aliás, o mercado futuro do boi gordo segue praticamente estável nesse início de 2024 (clique aqui), ao contrário do mercado futuro do milho (clique aqui) e da soja (clique aqui), que acumulam forte queda na parcial do ano que se inicia.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo