Mercado

Troca de bezerros por boi gordo, dados até a parcial de março

O Farmnews atualizou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2024.

O poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho caiu pelo segundo mês consecutivo na parcial de março de 2024 (Figura), como resultado de um mercado mais pressionado para o boi gordo e relativamente estável para o bezerro.

E por falar no comportamento de preço do bezerro, o Farmnews apresentou os dados entre 2020 e a parcial de março de 2024, mostrando a relativa estabilidade da categoria ao longo dos últimos meses. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@, entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2024 (média até o dia 12), avaliada segundo dados do Cepea.

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@ na parcial de março de 2024 foi de 2,27, queda frente ao mês anterior e em relação ao mesmo período de 2022 e 2023.

É importante destacar também que a relação de troca para um mês de março, na parcial de 2024, foi a menor desde 2021, quando ficou em 2,14 bezerros por boi gordo de 20,0@ naquele ano.

Na parcial de 2024, até o dia 12 de março, o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) acumulou queda de 0,9% frente ao valor que encerrou 2023, a menor perda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews que inclui o boi gordo, milho e a soja. No caso do boi gordo (Cepea), o valor da arroba na parcial de 2024 acumulou queda de 7,6% em relação ao último valor praticado em 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A expectativa para o mercado de reposição segue otimista para o ano, sem exageros, com perspectiva de estabilidade a melhora, especialmente ao longo da segunda metade do ano. A análise do preço corrigido do bezerro no longo prazo colabora para essa visão mais otimista para o cenário de preço da categoria. Clique aqui e confira!

Clique aqui e confira também a evolução do preço nominal do boi gordo dentro de cada ano, entre 2020 e a parcial de 2024!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo