Mercado

Dados da troca de bezerros por boi gordo em outubro, de 2006 a 2020

O Farmnews apresenta os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo em outubro, de 2006 a parcial de 2020.

Afinal de contas, como evoluíram os dados do poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho nos meses de outubro, desde 2006?

A  Tabela a seguir apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ e os preços do boi gordo e do bezerro, em valores nominais, segundo indicador Cepea, em outubro, de 2006 a 2020.

troca de bezerros por boi gordo em outubro

A relação de troca de bezerros por boi gordo em outubro de 2020, pelo menos na parcial do mês (dia 9), foi a menor da história, a 1,89 bezerros por boi gordo de 16,5@.

Vale lembrar que em 2006 a troca foi de 2,66 bezerros por boi gordo em outubro e, de 2006 a 2014, em todos os anos, o poder de compra do pecuarista em outubro ficou acima de 2,0 bezerros por boi gordo. De 2015 a 2020 em apenas uma oportunidade isso aconteceu, no ano de 2018 ( Tabela).

O fato é que a exemplo do que ocorreu para os meses de agosto e setembro, o mês de outubro de 2020 deve se consolidar como período de pior poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho.

Pois é, com a valorização do bezerro superando e, muito, a alta observada para o boi gordo no ano, a reposição do rebanho tem sido um dos grandes obstáculos que o pecuarista, recriador, enfrenta em 2020. E por falar no comportamento de preços do boi gordo e do bezerro, clique aqui e confira a evolução dos preços nominais e corrigidos pela inflação de ambos, ao longo dos últimos 10 anos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, esse assunto relacionado a queda do poder de compra do pecuarista tem sido muito discutido no Farmnews que revela os dados da expressiva queda no abate de vacas na primeira metade de 2020 (clique aqui).

O Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo. Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019? Clique aqui e confira os dados!

Recebe os estudos do Farmnews no seu WhatsApp. Clique aqui!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo