Mercado

Troca de bezerros por boi gordo em setembro estável com perspectiva de alta

A relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2023 ficou estável frente ao mês anterior, mas muito abaixo de 2022.

O poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho ficou praticamente estável em setembro de 2023 comparado ao mês anterior (Figura), embora siga muito abaixo dos valores observados entre 2022 e a primeira metade de 2023.

O Farmnews atualizou os dados que comparam o preço do bezerro, boi gordo, milho e soja nos meses de setembro, entre os anos de 2018 e 2023. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros (Cepea, Mato Grosso do Sul) por boi gordo (Cepea) de 20,0@, entre janeiro de 2020 e setembro de 2023.

troca de bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@ em de setembro de 2023 foi de 2,12, o menor valor desde outubro de 2021 (1,95).

É importante destacar que em outubro de 2021 aconteceu o embargo da carne bovina brasileira pela China devido ao caso atípico de vaca louca, o que derrubou o preço do animal pronto para o abate naquele mês e, por consequência, pressionando, para baixo, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.

Vale lembrar também que na primeira metade de setembro o indicador de troca foi de 2,03 bezerros por boi gordo de 20,0@ (clique aqui) e naquele momento alcançou o menor valor para um mês de setembro ao longo da série iniciada em 2010.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Contudo, com a recuperação no preço do boi gordo especialmente na segunda quinzena de setembro (clique aqui) melhorou o indicador, deixando-o praticamente estável frente a agosto (2,13). O preço do boi gordo apresentou forte recuperação em setembro, praticamente devolvendo toda a queda observada em agosto. Clique aqui e confira!

A alta no preço do boi gordo na segunda parte de setembro foi o destaque entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui) e esse movimento de alta deve se manter firme no restante de 2023, ajudando a melhorar a relação de troca de bezerros por boi gordo nos meses finais do ano.

O preço futuro do boi gordo acumulou a maior alta do ano em setembro, com valorização acima de 20,0% para o contrato com vencimento em outubro. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo