Variação acumulada dos preços do boi e da vaca gorda
O Farmnews destaca a variação acumulada dos preços do boi e da vaca gorda nos últimos meses.
A Tabela a seguir apresenta os dados de preços do boi e da vaca gorda e a respectiva variação acumulada desde janeiro de 2016, segundo dados do Cepea/Esalq e IEA, no mercado paulista.
O interessante é avaliar que a variação acumulada dos preços do boi e da vaca gorda esteve bastante próxima ao longo dos últimos meses. Tal fato pode ser melhor ilustrado na Figura abaixo.
O fato é que a variação acumulada dos preços do boi gordo é negativa quando avaliada desde janeiro de 2016.
A queda nos preços do boi gordo neste período é de 5,9%, enquanto da vaca gorda de 7,1%.
É importante considerar também a evolução do ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca nesses últimos meses. Em outras palavras, quanto o preços do boi gordo esteve maior que o preços da vaca gorda.
A Figura a seguir apresenta o ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca gorda desde janeiro de 2016.
Os dados acima mostram que o ágio dos preços do boi gordo foi maior em relação a vaca gorda, especialmente nos momentos de alta do boi. É preciso lembrar que em agosto de 2017 os preços do boi gordo alcançaram a maior alta para o mês dos últimos 21 anos (clique aqui).
Na média apurada de janeiro de 2016 a outubro de 2017 o ágio médio dos preços do boi em relação a vaca gorda foi de 6,0%.
O Farmnews apresenta os dados de faturamento da exportação de carne bovina do Brasil, comparando os meses de janeiro a outubro de 2016 e 2017.
O objetivo foi de comparar os dados de faturamento da exportação de carne bovina ao longo de 2017 em relação ao observado no mesmo período do ano passado. E os dados de faturamento da exportação de carne bovina do País são positivos em relação a 2016. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!