Mercado

Variação do preço da carne bovina no varejo e do boi gordo entre 2021 e a parcial de 2022

O Farmnews apresenta a variação acumulada do preço da carne bovina no varejo paulista e do boi gordo entre 2021 e a parcial de 2022, até agosto.

E o importante é observar que ao longo do período, iniciado em 2021, o preço da carne bovina tem acumulado alta superior ao observado para o boi gordo, como revela a Figura abaixo.

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio acumulado da carne bovina no varejo paulista (IEA) e do boi gordo (Cepea), entre 2021 e agosto de 2022.

Fonte: Dados do IEA e CEPEA (adaptado por Farmnews)

O preço da carne bovina no varejo paulista (IEA), valor médio, acumulou alta de 23,6% entre janeiro de 2021 e agosto de 2022, enquanto no mesmo período o boi gordo (Cepea) acumulou ganho de 8,4%.

Pois é, o preço da carne bovina no varejo, valor médio, tem apresentado alta maior que a verificada para o boi gordo nos últimos meses. Os dados do IEA mostram que em janeiro de 2021 a carne bovina no varejo foi de, em média, R$35,10/kg e em agosto de 2022 alcançou o maior valor ao longo do período, com preço de R$43,39/kg.

É importante salientar que o preço do boi gordo por vezes acompanhou a variação do preço da carne bovina, com exceção dos meses finais de 2021 e a partir de abril de 2022. Vale lembrar que em 2021 o descolamento do preço do boi gordo (linha verde da Figura acima) ocorreu devido ao temporário embargo da carne bovina brasileira pela China que, fez despencar o preço do boi gordo naquele período.

E por falar em preço do boi gordo, na parcial de setembro de 2022 o preço do macho para abate alcançou o menor valor do ano, embora siga acima da média nominal de setembro de 2021. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em abril de 2022, após a máxima nominal histórica (em março) o preço do boi gordo passou a cair e essa queda não tem sido acompanhada pelo preço da carne bovina no varejo, apesar do consumo doméstico enfraquecido. E por falar em preço do boi gordo, na parcial de setembro de 2022 o preço do macho para abate alcançou o menor valor do ano, embora siga acima da média nominal de setembro de 2021. Clique aqui e confira os dados!

A queda no preço do boi gordo tem melhorado a competitividade do bovina em relação ao frango segue aumentando e na parcial de setembro de 2022 alcançou o melhor valor do ano. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo