Mercado

Variação do preço do boi gordo e do bezerro: dados de 2021 até agosto

O Farmnews apresenta evolução da variação do preço do boi gordo e do bezerro ao longo de 2021, até a parcial de agosto (dia 9).

Pois é, em 2021, pelo menos até a parcial de agosto, o preço do bezerro, na maioria das vezes, acumulou alta muito superior à observada para o boi gordo, fazendo aumentar o ágio entre as categorias (Figura).

Contudo, desde o final de julho a variação acumulada de preços das categorias voltou a ficar próxima, já que o preço do boi gordo segundo indicador Cepea acumulou alta de 16,4% em 2021, até o dia 9 de agosto e, no mesmo período, o preço do bezerro, avaliado em Reais por cabeça (Cepea, Mato Grosso do Sul), apresentou ganho de 17,7%.

Vale destacar que o bezerro chegou a acumular ganho de 34,0% no ano, em junho (dia 1), alta quase o dobro da apurada no início de agosto. Já o boi gordo, como ilustra a Figura abaixo, apresentou picos menores de alta, embora constantes, o que comprova a firmeza dos preços no ano.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo e do bezerro, segundo indicador Cepea, ao longo de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo e do bezerro voltou a se aproximar em agosto de 2021, após forte vantagem da categoria de reposição ao longo do ano.

O fato é que em 2021 a relação de troca de bezerros por boi gordo alcançou o menor valor da história, justamente devido ao descolamento de preços entre as categorias. Em maio de 2021, por exemplo, a relação ficou em 1,64 bezerros por boi gordo de 16,5@, a menor já observada. Apesar do poder de compra do pecuarista seguir abaixo das médias históricas, o indicador voltou a melhorar a partir de junho, estimulado pela firmeza do preço do boi gordo frente a queda da reposição.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o preço do boi gordo segue sustentado também pela exportação de carne bovina do Brasil. Em julho de 2021, por exemplo, nunca o País faturou tanto com a venda de carne bovina para o mercado internacional. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em julho ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo