Variação do preço do boi gordo em novembro frente ao 1º semestre, desde 2010
O Farmnews comparou o preço do boi gordo em novembro frente ao valor médio praticado na primeira metade do ano, entre 2010 e a parcial de 2024.
Afinal, qual o tamanho da alta observada em 2024 e como ela se compara ao que já foi alcançado no mesmo período dos anos anteriores?
Mas antes de comparar o preço médio do boi gordo nos meses de novembro é importante destacar que o valor médio parcial de 2024 segue firme, acumulando o quinto mês consecutivo de valorização e no maior patamar em mais de 2 anos, ou seja, desde julho de 2022 (primeira Figura).
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2024 (média até o dia 7).
O preço do boi gordo em novembro de 2024, ainda que parcial, acumulou o quinto mês consecutivo de valorização e no maior patamar nominal desde julho de 2022.
É interessante observar, contudo, que no passado (segunda Figura), o valor do animal pronto para o abate em novembro já acumulou alta semelhante e até mesmo maior quando comparado ao valor médio da primeira metade do mesmo ano (segunda e terceira Figura).
A Figura mostra a variação do preço médio do boi gordo (Cepea) nos meses de novembro em relação ao valor médio nominal do 1º semestre de cada ano, entre 2010 e a parcial de 2024 (novembro até o dia 7).
O preço médio do boi gordo na parcial de novembro de 2024 foi 38,0% acima da média nominal observada no 1º semestre de 2024. Vale destacar que nos anos de 2010 e 2020 essa alta foi inclusive maior, superando os 40,0% (Figura acima).
A Figura apresenta dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, no 1º semestre de cada ano e no mês de novembro, de 2010 à parcial de 2024 (novembro até o dia 7).
Vale destacar também as vendas recordes de carne bovina do Brasil para o mercado internacional em 2024 (clique aqui) e a perspectiva de queda na produção mundial para 2025 (clique aqui), o que reforça a tendência mais otimista para os próximos anos. Isso porque a demanda internacional deve crescer no próximo ano (clique aqui) e o dólar nos patamares recordes históricos em 2024 (clique aqui).
Esse cenário de vendas recordes da carne bovina brasileira para o mercado internacional, além de uma demanda interna aquecida, especialmente nesse período do ano, tem reflexo no preço do boi gordo no mercado físico e futuro que inclusive precificam valores acima de R$330,0 por arroba para os 2 últimos meses do ano (clique aqui).
Mas vale o alerta que, apesar da valorização do mercado, os preços tendem oscilam e uma maior volatilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia, o que reforça a necessidade de atenção e o gerenciamento de risco, seja nas operações de mercado futuro como no planejamento comercial e de reposição do rebanho!
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!