Mercado

Variação do preço do boi gordo em outubro frente a setembro, desde 2010

O Farmnews apresenta a variação do preço do boi gordo em outubro frente ao mês anterior desde 2010.

Afinal, considerando os últimos anos, quanto variou o preço do gordo nos meses de outubro em relação ao mês anterior? Um dos nossos leitores nos solicitou o estudo e vamos lá. Apresentamos os dados de 2010 à parcial de 2023, ainda que o mês de outubro atual ainda esteja apenas começando.

O Farmnews atualizou os dados de exportação de carne bovina do Brasil no acumulado de janeiro a setembro, de 2016 a 2023. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação do preço do boi gordo (Cepea) nos meses de outubro em relação a setembro, entre 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 3).

preço do boi gordo em outubro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo em outubro, em geral, apresenta alta em relação ao mês de setembro e a expectativa para 2023 é que a alta alcance o patamar mais alto da série devido recuperação frente as quedas recentes.

Vale lembrar que o preço médio do boi gordo em setembro de 2023 foi o mais baixo dos últimos anos (clique aqui), apesar da recuperação dentro do mês. Pois é, apesar do boi gordo ter sido o destaque de alta desde a mínima de setembro e praticamente devolvendo toda a queda observada desde agosto (clique aqui), o valor médio foi pressionado pelos valores mais baixos praticados na primeira metade do mês.

Com isso, diante da recuperação do preço do boi gordo iniciada na segunda metade de setembro, a variação do preço de outubro tende a ser a maior dos últimos anos, como mostram os dados da Figura acima.

Acompanhe - O Farmnews indica!

É importante destacar também que a queda em outubro de 2021, acima de 10,0% frente a setembro daquele ano aconteceu pelo embargo à carne bovina brasileira para exportação pela China devido ao caso atípico de vaca louca.

O fato é que embora o mês de outubro de 2023 esteja apenas começando (média até o dia 3). a perspectiva é otimista para o mês e a média parcial de R$237,4 por arroba (Cepea) foi 11,2% maior que a média nominal de setembro (R$212,5).

E por falar na expectativa de preço para os meses finais do ano, o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

O Farmnews atualizou também os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de setembro, entre os anos de 2018 e 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo