Mercado

Variação do preço futuro do boi gordo: queda esperada segue maior que a atual!

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço futuro do boi gordo em 2023, com destaque ao vencimento em outubro, que acumulou perda de 22,9% no ano, até julho (28).

O mercado futuro do boi gordo tem sido destaque em 2023, com forte queda no ano, como ilustram os dados da Figura abaixo, que apresenta a variação da cotação do preço futuro do boi entre o último dia útil de cada mês, para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23).

O fato é que enquanto o preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 acumulou perda de 22,9% na parcial de 2023, até julho (28), o mercado físico do boi gordo caiu 14,6% no mesmo intervalo de tempo. Isso mostra que o mercado futuro tem sido bastante pressionado, inclusive com os valores esperados para a segunda metade de 2023 cotados abaixo do físico. Clique aqui e compare o preço do boi gordo e do mercado físico no final de julho!

Apesar do valor mensal do boi gordo (Cepea) no mercado físico em julho estar mais próximo da média mensal de junho, na base anual de comparação o preço do animal pronto para o abate caiu de modo significativo. Vale lembrar que o Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo em julho, que alcançou a maior queda entre o período do ano, em 2023. Clique aqui e confira!

A Figura apresenta a variação do preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023, entre o final de cada mês, entre janeiro e a parcial de julho (até o dia 28), segundo dados da B3.

variação do preço futuro do boi
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

A variação do preço futuro foi destaque em julho, pois enquanto o contrato para outubro acumulou perda de 11,2% em relação ao final de junho, o preço do boi gordo caiu 3,6% no mesmo período.

A segunda Figura mostra a intensidade da queda no preço do boi gordo no mercado futuro que, segue próximo da mínima para o vencimento em outubro (segunda Figura) e cotado abaixo de R$240,0 por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), em Reais por arroba, segundo dados da B3.

variação do preço futuro do boi
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews0

E sempre é bom lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo. Clique aqui e confira!

Um aspecto importante que deve ser ressaltado é o descolamento do preço da carne bovina no varejo frente aos valores praticados no atacado e o preço do boi gordo. Clique aqui e saiba mais! Isso porque os preços da carne bovina para o consumidor final seguem com queda modesta, muito menor que no atacado e no mercado do boi gordo, o que limita uma maior recuperação de preço do animal pronto para o abate. E se por um lado o mercado interno segue com recuperação lenta, o mercado internacional segue com perspectiva de alcançar novo recorde em 2023.

E do lado da oferta, o segundo semestre é tradicionalmente marcado por uma menor disponibilidade de animais para o abate, também de fêmeas. E por falar nisso, o Farmnews apresenta a evolução da taxa trimestral de abate de vacas dentro de cada ano, desde 2017. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo