Mercado

Maiores importadores de soja do Brasil em 2017

O Farmnews apresenta os dados que mostram a importância dos maiores importadores de soja do Brasil entre janeiro e agosto de 2017.

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, com expectativa de que em 2017 atinja novo recorde de volume de embarques do grão. Mas, quem são os nossos maiores importadores de soja?

A Tabela abaixo destaca os dados de faturamento por país importador de soja do Brasil, entre os meses de janeiro e agosto de 2016 e 2017, segundo dados do Secex.

O faturamento com a exportação de soja do Brasil até agosto de 2017, de US$21,43 bilhões, é recorde para o período e quase 20% maior que o observado no mesmo período do ano passado.

Veja também a evolução na participação dos maiores importadores de soja do Brasil entre 2016 e 2017, com destaque a China, com crescimento de 24,4%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra a participação dos maiores importadores de soja do Brasil em 2017 (até agosto).

 

maiores importadores de soja
Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

Os dados mostram que a China é o maior importador de soja brasileira, representando quase 78% do faturamento desse mercado (entre janeiro e agosto de 2017).

Os demais países compradores apresentam uma participação bastante próxima e não superior a 3,3%.

O Farmnews também destaca a variação acumulada dos preços do bezerro, boi gordo, milho e soja ao longo de 2017. Afinal, qual dessas commodities apresentaram maior desvalorização até o momento (até a primeira semana de setembro)? (clique aqui).

O Farmnews apresenta os dados de exportação de soja do Brasil em agosto de 2017 e os compara com os números do mês e ano anteriores (clique aqui). O Farmnews destaca também para a projeção da produção de grãos no Brasil e da respectiva área agrícola nos próximos 10 anos (clique aqui e saiba mais).

E vale lembrar que o plantio da soja na safra 2017/18 deve sofrer atraso devido a fatores climáticos. Mas, nada a se preocupar (clique aqui e confira)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo