carne de laboratório

E afinal, do que é feita a carne de laboratório ou carne cultivada?

A carne cultivada ou carne de laboratório é produzida a partir de células cultivadas de amostras de tecidos dos animais.

E aqui vale ressaltar algo importante, a carne de laboratório é diferente das carnes baseadas em plantas (“plant-based meat).

Aliás, ao contrário da carne cultivada que ainda não é produzida em escala comercial, as carnes baseadas em plantas já tem sido comercializadas (clique aqui).

O fato é que várias startups estão desenvolvendo carne bovina, suína, aves e frutos do mar cultivados em laboratório e investido fortunas em pesquisas nessa área. O Foodnews inclusive já abordou o tema, apresentando alguns casos de empresas que investem no setor (clique aqui).

E afinal, como é feita a carne de laboratório? A carne é feita primeiro tomando uma amostra muscular de um animal. Os técnicos coletam células-tronco do tecido e as multiplicam de modo intenso, permitindo que elas se diferenciem em fibras primitivas que então se acumulam para formar o tecido muscular.

Pois é, mas vale lembrar que a carne de laboratório terá que superar uma série de barreiras para ser comercialmente viável.

E o primeiro deles envolve o custo de produzir carne cultivada que, certamente parece ser o menos crítico, uma vez que com o passar dos anos esse custo tende a ser reduzido drasticamente. Mas o principal deles está relacionado ao sabor.

E outro detalhe importante, para receber a aprovação do mercado, a carne cultivada terá que ser segura para os consumidores. Embora não haja razão para pensar que a carne produzida em laboratório represente um perigo à saúde, a FDA está apenas começando a considerar como ela deve ser regulamentada.

Enquanto isso, uma das principais questões está relacionada a rotulagem. Os produtos gerados em laboratório não devem ser rotulados como carne e, pesquisas mostram que o público tem apenas um tímido interesse em comer carne de laboratório, especialmente nos Estados Unidos.

Aliás, recentemente foi realizado uma pesquisa mostram que nos Estados Unidos os consumidores estão mais avessos ao consumo de carne cultivada em comparação a China e Índia.

E por falar em carne cultivada, clique aqui e confira como tem evoluído a produção mundial de carne bovina.

Clique aqui para acessar o artigo original, em inglês!

Adaptado de Scientific American

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

E afinal, do que é feita a carne de laboratório ou carne cultivada? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!