agricultura digital

O que a agricultura digital pode fazer em benefício do agronegócio?

A agricultura digital vai transformar o dia a dia do produtor, dentro e fora da porteira!

Pois é, a agricultura digital vai muito além de um tema em forte evidência e, para aprofundarmos nessa discussão, vamos trazer uma série de conteúdos e a visão do Farmnews sobre o tema.

O fato é que, antes de entrarmos no tema agricultura digital, é importante mencionar que o agronegócio passa, simultaneamente, por duas grandes transformações: a tecnológica e a digital e essas muitas vezes se confundem.

E o que isso quer dizer na prática? Bom, a questão é que uma das grandes preocupações e necessidades do produtor rural é a de aumentar a produtividade (clique aqui) e produzir de um modo mais barato e seguro (clique aqui).

E isso é claramente demonstrado quando avaliamos o perfil das principais Agtechs nacionais. Boa parte delas estão envolvidas com a área de gestão, biotecnologia, controle de pragas etc.

O desafio tecnológico é ainda uma questão fundamental, pois apesar dos aumentos de produtividade (clique aqui), ainda há muito espaço para que a eficiência de produção evolua e se propague, ou seja, diminuam as “distâncias tecnológicas” entre os mais e menos tecnificados.

Vale lembrar que enquanto falamos em agricultura digital, boa parte dos produtores rurais, em especial daqueles que produzem carne, ainda não avaliam seus custos de produção. Isso foi avaliado no estudo do LAE/USP. Clique aqui e confira!

E até agora falamos em tecnologia, mas ainda nada de digital. Isso porque o digital está nascendo no agronegócio. Embora boa parte dos pecuaristas e agricultores estarem conectados (clique aqui), as marcas do setor pouco utilizam o digital para se comunicar com seus clientes, por exemplo.

E ai é onde muitas vezes o digital e a tecnologia se confundem. Muito das tecnologias depende de internet para funcionarem e cumprirem sua missão de levar a informação até o usuário final. E, claro, isso passa pelo digital também.

Mas é importante lembrar que um pouco explorado papel da agricultura digital é o de aproximar as marcas com os produtores e consumidores do campo.

E isso, em especial no agronegócio nacional, tem uma valor enorme devido ao perfil da população do campo e as enormes distâncias Brasil afora.

Bom, essa foi apenas nossa primeira conversa ao longo da nossa jornada de assuntos relacionadas a agricultura digital.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

O que a agricultura digital pode fazer em benefício do agronegócio? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!