Mercado

Comportamento da taxa de abate de vacas no ano, de 2018 a 2023

O Farmnews atualizou os dados da evolução trimestral da taxa de abate de vacas dentro de cada ano, entre 2018 e a parcial de 2023.

O aumento da oferta de animais para o abate tem sido muito discutido no Farmnews em 2023, impulsionado, também pelo maior ritmo de abate de fêmeas que, tem sido confirmado pelos dados oficiais do IBGE. E por falar nisso, o Farmnews atualizou os dados da taxa de abate de vacas em relação ao total de bovinos abatidos no País no 2º trimestre de cada ano, entre 2014 e 2023. Clique aqui e confira!

O fato é que além do maior abate de fêmeas em 2023 é interessante observar (Figura) que a importância das vacas na participação do abate total de bovinos no País cai sensivelmente no segundo semestre dos anos. Esse é um dos fatores que deve contribuir para uma menor oferta, pelo menos de fêmeas, nos meses finais do ano, período reprodutivo.

A Figura ilustra a evolução trimestral da taxa de abate de vacas em relação ao total de bovinos abatidos no Brasil (dados oficiais), segundo IBGE, entre 2018 e a parcial de 2023.

taxa de abate de vacas
Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

A taxa de abate de vacas, na primeira metade de 2023, foi a maior para o período desde 2019.

Pois é, a linha em verde apresentada na Figura acima mostra que a taxa de abate de vacas no 1º e 2º trimestres de 2023 foi maior que a observada entre os anos de 2020 e 2022

Mas ainda que haja uma tendência de menor oferta de vacas para o abate na segunda metade de 2023, a alta nos preços dos animais prontos para o abate também depende da demanda por carne bovina. No caso da demanda doméstica, a expectativa é que o consumo deva apresentar alguma recuperação, como tradicionalmente acontece nos meses finais do ano. Esse cenário tende a favorecer a recuperação do preço do boi gordo frente aos patamares atuais do mercado físico, ainda que sem exageros O mercado futuro do boi gordo, aliás, mostrou reação nos primeiros dias de setembro, com a maior sequência de valorização do ano. Clique aqui e saiba mais!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O abate de vacas segue alto devido à queda no preço das categorias de reposição, comum a fase do ciclo pecuário de longo prazo. E por falar no preço da reposição, clique aqui e confira a evolução do preço corrigido do bezerro desde 2010!

O Farmnews também atualizou os dados da relação do preço do bezerro e o abate de vacas no 1º semestre, entre 2010 e 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo