Mercado

Os dados mostram que precisamos estar atentos a atividade de cria

Os preços do bezerro em 2020 tem pressionado a reposição e colocado ponto de atenção na atividade de cria.

Em 2020 a relação de troca de bezerros por boi gordo tem alcançado os menos valores dos ultimos anos, uma vez que a valorização do bezerro tem superado e, muito a alta observada para o boi gordo.

Pois é, embora essa discussão tenha um componente cíclico relacionada ao ritmo de abate de fêmeas, valen lembrar que avaliando os valores em um horizonte maior de tempo, vemos que a tendência do poder de compra de quem depende da reposição do rebanho no mercado é de queda.

O preço do bezerro em 2020 segue quebrando recorde e se aproxima de novo patamar histórico, de R$2,0 mil por cabeça. E o preço do bezerro em junho apresentou a maior média nominal da história. Clique aqui e confira os dados médios mensais de 2020 frente aos anos anteriores!

A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo de pouco mais de 20 anos, desde 2000, segundo dados do Cepea.

atividade de cria
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Os dados acima mostram que apesar da oscilação do indicador, a relação de troca tem cada vez mais ficado abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo, ao contrario dos anos entre 2000 e 2010.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E sempre vale destacar que o ano de 2020 tem sido marcado por valores recordes da exportação de carne bovina. E em maio de 2020 em especial, a exportação de carne bovina foi recorde histórico para o período (clique aqui). Nesse aspecto de recorde de exportação, é importante ressaltar que a crescente demanda chinesa por carne bovina gera otimismo mas também um alerta para a pecuária de corte do Brasil. Clique aqui e confira!

Pois é, em um cenário de demanda por carne bovina crescente e preços em alta, a preocupação com a atividade de cria ganha importância.

Além do bezerro(a) ser o principal custo da atividade de recria e engorda, a valorização do animal de reposição frente ao boi gordo ao longo dos anos, como revela o indicador de relação de troca (Figura) mostra que a incorporação de ganhos de produtividade no setor tem sido menor que nas demais fases de produção. E nesse aspecto, os índices de produtividade da atividade de cria no Brasil mostram que ainda há muito espaço para melhoria. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E afinal, você sabe qual o lucro da atividade de cria entre os principais produtores mundiais de bezerros(as)? Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo