Mercado

Estimativa de produção e estoque de soja nos principais países em 2018

O Farmnews atualiza os dados da estimativa da produção e estoque de soja para a safra 2017/18 nos principais produtores mundiais.

A revisão foi realizada pelo USDA em março de 2018 e compara as previsões realizadas no mês passado. Confira como variaram  a estimativa da produção e estoque de soja nos principais produtores mundiais para a safra 2017/18.

A Tabela a seguir destaca os dados da produção mundial de soja e dos principais países produtores, em milhões de toneladas.

estoque de soja

A estimativa da produção mundial de soja caiu 1,75% em relação a expectativa do mês anterior (fev-18), baixando para 340,8 milhões de toneladas.

Dentre os principais produtores mundiais, Estados Unidos segue sem alteração na expectativa de produção, com previsão de colheita de 119,5 milhões de toneladas. Já para o Brasil a expectativa é de aumento de 0,8% na produção do grão na safra 2017/18 (113,0 milhões de toneladas).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O destaque é a queda de 12,9% na Argentina  ou 7,0 milhões de toneladas a menos comparado a estimativa do mês anterior (fev-18). A seca na Argentina é o principal causador da sensível queda na estimativa de produção no país (clique aqui).

A Tabela abaixo destaca a previsão dos estoques finais de soja no mundo e entre os principais produtores mundiais.

estoque de soja

Com relação ao estoque de soja, a expectativa é de redução global de 3,8% frente ao estimado em fevereiro de 2018, caindo para 94,4 milhões de toneladas. A maior queda no estoque de soja é prevista para a Argentina e Brasil, com redução de 10,8% e 3,3%, respectivamente.

A maior queda no estoque de soja, dentre os principais produtores mundiais, é esperado que aconteça na Argentina e no Brasil, com baixa de 10,8% e 3,3%, respectivamente.

A previsão é que o estoque de soja do Brasil alcance 21,6 milhões de toneladas frente a previsão de 22,4 milhões de toneladas realizada no mês anterior (fev-18). Na Argentina a queda é sensivelmente maior, com o estoque de soja baixando de 35,0 milhões de toneladas em fevereiro de 2018 para 31,20 milhões de toneladas em março de 2018.

A Figura a seguir ilustra a expectativa da participação dos principais produtores mundiais de soja na safra 2017/18.

 

estoque de soja
Fonte: Dados do USDA (daptado por Farmnews)

 

O Farmnews atualiza também os dados da estimativa da produção e estoque de milho para a safra 2017/18 nos principais produtores mundiais (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo