Mercado

China se consolida como maior importador de carne bovina

Desde 2018 a China se tornou o maior importador de carne bovina, superando os EUA.

O fato é que nos últimos 2 anos, ou seja, desde 2018, a China substituiu os EUA como o maior importador de carne bovina do mundo.

As importações chinesas de carne bovina em 2018 excederam as importações totais de carne bovina dos EUA. E, se Hong Kong for incluída junto com a China na conta, as importações totais de China / Hong Kong foram maiores que as importações de carne bovina dos EUA a partir de 2017.

O total das importações mundiais de carne bovina aumentou 17,7% em 5 anos, ou seja, de 2015 para o total projetado para 2019.

No período destacado acima, as importações de carne bovina da China aumentaram 153,4%, juntamente com um aumento de 62,2% nas importações de carne bovina para Hong Kong, levando a um aumento de 122,6% nas importações de carne bovina na região China / Hong Kong. Por outro lado, as importações totais de carne bovina nos EUA diminuíram cerca de 12,3% no mesmo período.

Em 2015, a China representou 8,7% das importações mundiais de carne bovina e, incluindo Hong Kong, elevou a participação de 2015 para 13,1%. As importações totais de carne bovina dos EUA em 2015 representaram 20,0% das importações globais de carne bovina.

Pois é, mas as projeções para 2019 mostram que a China importa 18,7% das importações globais de carne bovina e, juntamente com outros 6,1% das importações para Hong Kong, significa que a região China / Hong Kong representa atualmente uma parcela de 24,8% das importações mundiais de carne bovina. E a expectativa é que as importações de carne bovina dos EUA representem 14,9% das importações mundiais de carne bovina em 2019.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O maior importador de carne bovina do mundo, a China, compra quase 20% do total exportado e, se somado a Hong Kong, a participação sobe para cerca de 25%.

Vale destacar que a China recebe a maioria das importações de carne bovina do Brasil, Uruguai, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, o principal exportador de carne bovina, o Brasil envia cerca de 22% do total das exportações para a China e representa 31% do total das importações chinesas de carne bovina. Clique aqui e confira os dados de importação de carne bovina brasileira pela China na parcial de 2019, até agosto!

O Farmnews compara o comportamento de preços do boi gordo e algumas alternativas de investimento na parcial de 2019. Afinal, de janeiro a agosto de 2019 investir em boi gordo foi um bom negócio? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo