preços do bezerro

Preços do bezerro, apurado em cabeça ou arroba. Qual a diferença?

O que é melhor, avaliar os preços do bezerro em Reais por cabeça ou Reais por arroba? Quais as diferenças e como lidar com as dúvidas?

Alguns leitores do Farmnews se confundem com a questão dos preços do bezerro. Isso porque uns preferem avaliar o preço por cabeça, em Reais por animal e outros por peso, ou seja, em Reais por arroba.

Claro que existem preferências e costume de avaliar os preços do momento de repor o rebanho. O fato é que percebemos que o pecuarista, em ambos os casos, fazem a conta da relação de troca. Cada um à sua maneira.

Mas para efeito de estudo e da análise do comportamento de preços é importante considerar o peso dos bezerros que estão sendo negociados, pois isso afeta e, muito, os preços dos animais.

Vamos considerar o exemplo dos preços do bezerro em 2017, avaliado em Reais por cabeça e em Reais por arroba, segundo os pesos médios de venda apresentados pelo Cepea/Esalq (Tabela abaixo).

Em 2017 os dados mostram diferença na variação dos preços do bezerro avaliado em Reais por cabeça e por arroba.

No acumulado do ano passado os preços do bezerro avaliado por cabeça caíram 4,8%, enquanto os preços do bezerro avaliado em arroba caíram 5,1%. A diferença final é pequena, mas, ao longo do ano chegou a ser bem maior.

Em junho de 2017, por exemplo, enquanto os preços do bezerro em arroba acumulavam queda de 17,7%, os preços por cabeça caiam menos, no período, 11,5%.

A Figura abaixo melhor ilustra a variação dos preços do bezerro em 2017, avaliado em Reais por cabeça e por arroba e a respectiva amplitude da diferença entre os 2 critérios de análise.

 

preços do bezerro

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O fato é que independente da preferência por avaliar os preços, a questão do peso é fundamental para uma análise precisa do valor do animal. Afinal de contas, o peso do animal pode variar bastante. E nesse sentido, o Farmnews apresenta os números finais do peso médio anual de venda dos bezerros em 2017 e os compara com os dados dos anos anteriores. Clique aqui!

O Farmnews atualiza seus leitores para os dados que revelam os maiores produtores mundiais de carne bovina em 2017. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços do bezerro, apurado em cabeça ou arroba. Qual a diferença? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!