Mercado

Relação de preços do boi e do milho no maior patamar em 2020

A relação de preços do boi e do milho superou 4,0 sacas por arroba pela primeira vez no ano em maio.

Impulsionado pela ala do preço da arroba do boi gordo em maio, o que não era observado em mais de uma década, o poder de compra do pecuarista com relação ao milho subiu e ficou acima de 4,0 sacas por arroba pela primeira vez em 2020.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preços do boi gordo e do milho, segundo dados do indicador Cepea, entre janeiro de 2017 e maio de 2020.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O fato é que a relação de preço do boi e do milho foi de 4,0 sacas por arroba em maio de 2020, o maior valor do ano até o momento, embora abaixo do poder de compra observado em maio de 2019, de 4,4.

Pois é, a relação de preço do boi e do milho abaixo de 4,0 nos 4 primeiros meses de 2020 foi refletido em um maior custo da engorda de bovinos confinados em relação aos anos anteriores. Aliás, clique aqui e confira o comportamento do custo da diária de bovinos em confinamento divulgados pelo LAE/USP.

Apesar da recuperação em maio de 2020, a relação de preços do boi e do milho segue abaixo dos valores praticados no início da série, em 2017, quando o poder de compra do pecuarista foi mais próxima de 5,0 sacas por arroba.

Com o custo dos insumos para alimentação, como milho e soja mais caros em relação ao boi gordo e, também frente aos patamares recordes do preço dos animais de reposição, a viabilidade da atividade de confinamento deve ser bem avaliada em 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

As commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam alta em maio de 2020. Isso porque a soja e o milho, ambos acumularam valorização de 3,8% no mês, enquanto o boi gordo e o bezerro, de 3,0% e 0,7%, respectivamente. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo