Mercado

Preço da arroba do boi gordo sobe em maio após 12 anos

O preço da arroba do boi gordo em maio de 2020 apresentou alta em relação a abril após 12 anos.

Pois é, o valor do boi gordo em maio foi maior que a média de abril em 2020, o que não era visto desde o ano de 2008, ou seja, em mais de uma década.

A Tabela abaixo apresenta os dados do preço médio mensal da arroba do boi gordo, segundo indicador Cepea, em abril e maio de cada ano, em valor nominal, entre 2008 e 2020.

O fato é que em maio de 2020 o preço da arroba do boi gordo voltou a superar o valor médio praticado no mês anterior depois de 12 anos.

Além do maior valor histórico em maio de 2020, em valor nominal, superando inclusive o patamar de R$200,0 por arroba de média, comportamento similar foi observado pela última vez apenas em 2008, ou seja, quando naquele ano o preço de maio também superou o valor praticado em abril.

O boi gordo acumulou ganho em maio, após seguir nos primeiros 4 meses do ano com preços relativamente estáveis. Aliás, em maio, o boi gordo alcançou o maior patamar do ano até o período do ano e acumulando alta de 6,1% em relação ao valor observado no final de 2019.

Nesse contexto, é importante lembrar que o mercado de exportação de carne bovina segue quebrando recordes e, ajudando e muito o cenário de preços firmes da arroba. Vale destacar também que nos primeiros 3 meses de 2020 o rimo de abate de bovinos no País foi o menor em quase uma década!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E em maio os dados preliminares da exportação de carne bovina do Brasil em maio de 2020 indicam o alcance de novo recorde. Clique aqui e confira os números!

As commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam alta em maio de 2020. Isso porque a soja e o milho, ambos acumularam valorização de 3,8% no mês, enquanto o boi gordo e o bezerro, de 3,0% e 0,7%, respectivamente. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo