quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Comportamento do preço do boi gordo, suíno e do frango em 2025, até o final de novembro

O Farmnews comparou a variação acumulada do preço do boi gordo, suíno vivo e do frango congelado ao longo de 2025, até a parcial de novembro (27).

O preço do frango congelado no atacado paulista (Cepea) ficou praticamente estável ao longo de novembro, assim como o boi gordo (Cepea) e o suíno vivo (Cepea).

Apesar da estabilidade ao longo do mês de novembro (primeira Figura), o preço do suíno segue como o destaque de valorização na parcial de 2025, seguido do boi gordo. O frango congelado no atacado apesar da recuperação desde setembro, acumula perda no ano.

A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), suíno vivo (Cepea, São Paulo) e do frango congelado no atacado paulista (Cepea), ao longo de 2025.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo (Cepea) subiu 0,8% na parcial de novembro, até o dia 27, frente ao valor que encerrou outubro, alta pouco menor que a observada para o frango congelado no atacado paulista (1,2%) no período.

O preço do suíno vivo (Cepea, SP) foi o que acumulou a menor alta na parcial de novembro, até o dia 27, com valorização de apenas 0,3% em relação ao último valor de outubro.

O fato é que a recuperação no preço do frango congelado voltou a ficar mais estável em novembro, mas abaixo dos valores praticados na primeira metade de 2025 (segunda Figura).

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do frango congelado no atacado paulista (Cepea), avaliado em Reais por kg, ao longo de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do frango congelado no atacado paulista apresentou média de R$8,06 por kg na parcial de novembro de 2025 (terceira Figura), interrompendo 2 meses consecutivos de valorização, mas ainda acima da média nominal praticada em novembro de 2024 (R$7,93).

A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do frango no atacado paulista (Cepea), em Reais por kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2025 (até o dia 29).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Vale destacar que o fim da tarifa adicional da carne exportada do Brasil para os EUA (clique aqui) e o adiamento da investigação que pode afetar a importação de carne bovina para a China (clique aqui) não foram suficientes para manter uma recuperação mais consiste no preço do animal pronto para o abate, pelo menos até o momento (final de novembro). O mercado futuro do boi gordo mantém perspectiva de estabilidade para o final de 2025 e recuperação a partir de 2026. Clique aqui!

E mudando de assunto, a Recuperação Judicial deve ser um ato de penitência e responsabilidade, e eu não aceito que seja uma tática financeira que permita celebração e impunidade. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares