quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Expectativa de preço do boi gordo para 2026: o que a B3 revela no início de dezembro?

A expectativa de preço do gordo para 2026 segue otimista, apesar do mercado futuro precificar relativa estabilidade para dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O preço do boi gordo em novembro ficou relativamente estável, encerrando o mês com leve alta frente ao valor praticado no final do mês anterior (clique aqui). Contudo, o preço médio mensal do animal pronto para o abate (Cepea) acumulou o quarto mês consecutivo de valorização.

O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).

No entanto, esse movimento de alta no mercado físico em novembro não acompanhou a alta observada no mesmo período de 2024 (primeira Figura), o que frustrou, pelo menos por enquanto, uma expectativa de alta mais consistente da arroba.

A Figura compara a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E enquanto o mercado futuro do boi gordo mantém uma expectativa de relativa estabilidade para os contratos que vencem em dezembro de 2025 e janeiro de 2026 (segunda Figura), a perspectiva é que os valores voltem a subir, em relação a referência no físico, a partir de fevereiro. Isso de acordo com os dados da B3 em dezembro (1).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 1 dezembro, considerando os valores do ajuste.

expectativa de preço do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

A expectativa de preço do boi gordo para 2026 é otimista, especialmente a partir da segunda metade de 2026, pelo menos de acordo com os dados da B3 no início de dezembro (1).

Claro, devemos lembrar que os contratos, com vencimento mais distante, ainda de menor liquidez, tendem a oscilar mais. No entanto, a expectativa de preço do boi gordo para 2026 é otimista, independente dos patamares de preço esperado. Esses valores devem mudar bastante ao longo do tempo, apesar da expectativa de valorização. O mercado está cada vez mais volátil e merece atenção quando o assunto é a B3.

O interessante é observar que embora ainda com pouca liquidez, como comentado, o mercado futuro do boi gordo precifica alta entre 12,2% e 13,1%% para os vencimentos a partir de julho de 2026 em relação a referência no físico no início de dezembro (1), como mostram os dados da terceira Figura.

A Figura apresenta a expectativa de alta/baixa no preço esperado do boi gordo para os vencimentos entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em relação ao físico (Datagro), em dezembro (1).

expectativa de preço do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O mercado futuro do boi gordo inclusive voltou a ficar mais firme, após um período de volatilidade e especulação ao longo de novembro e a precificar valorização próximo da observada no mercado físico (Tabela). Vale lembrar que em novembro o físico subiu e o futuro acumulou forte queda (clique aqui).

A Tabela apresenta os dados de preço do boi gordo (Datagro) e dos contratos futuros com vencimento entre dezembro de 2025 e maio de 2026, em Reais por arroba, ao longo da última semana (24-nov. a 1-dez.).

expectativa de preço do boi gordo

A exportação recorde em 2025 (clique aqui) deve seguir firme em 2026, apesar das incertezas com relação a China, como temos discutido no Farmnews (clique aqui) e a entrada de novos países compradores, como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e o aumento da demanda de países da UE (clique aqui), EUA (clique aqui) etc.

Além da demanda internacional, o consumo de carne bovina no mercado interno voltou a ficar mais aquecido no final de novembro. Vale lembrar que o recebimento do 13º salário, bonificações e contratações temporárias tendem a manter o consumo de carne bovina mais aquecido nessa época do ano. Clique aqui e saiba mais!

Com relação a oferta de animais para o abate, não podemos esquecer da fase de alta do ciclo pecuário de longo prazo, com os preços do bezerro próximos da máxima histórica (clique aqui) e com expectativa de alta ainda mais consistente em 2026, o que deve manter o preço do animal pronto para o abate igualmente firme e valorizado.

Como temos discutido no Farmnews, é importante observar o comportamento de preço no mercado futuro, como referência, mas é ainda mais importante avaliar os fundamentos do mercado pecuário, pois o cenário é de alta.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares