A importação de carne bovina do Brasil pelo Paraguai mais que dobrou em 2025, até novembro, quando comparado ao mesmo período de 2024.
O Farmnews tem destacado o aumento da demanda de carne bovina do Brasil pelos países vizinhos, como a Argentina (clique aqui) e o Uruguai (clique aqui). E o Paraguai embora não seja um dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, também aumentou o ritmo de compra em 2025, mais que dobrando a demanda em relação a 2024, como mostram os dados da primeira Figura.
É importante destacar também que os dados da exportação de carne bovina do Brasil na parcial de dezembro, até a 3ª semana do mês ou 15 dias úteis, confirmaram novo recorde de venda para o período do ano, em 2025. Vale lembrar que o recorde de vendas anterior para um mês de dezembro aconteceu em 2023, quando naquele ano os embarques somaram 208,44 mil toneladas métricas, pouco acima do que foi praticado em dezembro de 2024 (202,57 mil toneladas métricas). E na parcial de dezembro (até 3ª semana do mês), os dados de venda somaram 218,35 mil toneladas métricas. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta os dados da exportação de carne bovina in natura do Brasil para o Paraguai, entre janeiro e novembro, de 2020 a 2025, em milhões de dólares, segundo dados da COMEX.

A importação de carne bovina brasileira pelo Paraguai mais que dobrou em 2025, até novembro, frente a 2024, somando o equivalente a US$51,80 milhões.
O embarque de carne bovina in natura, fresca e congelada, para o Paraguai foi de 15,61 mil toneladas, valor 153,6% acima do observado em 2024 (6,15 mil toneladas).
O fato é que a carne bovina do Brasil tem sido cada vez mais disputada no mercado internacional, não apenas pela China, de longe nosso maior cliente. E por falar no assunto, a demanda chinesa por carne bovina em 2026 deve seguir próxima do recorde de 2025, influenciando pela leve queda, tanto no consumo como na produção de carne bovina do país! É esperado uma leve queda no consumo de carne bovina na China. Aliás, a queda no consumo deve ficar muito próxima da expectativa de queda na produção de carne bovina, o que tende a manter estável a necessidade de importação do país para atender a demanda doméstica. Clique aqui e saiba mais!
Além do país asiático, os EUA (clique aqui), a Rússia (clique aqui) entre outros, tem aumentado o ritmo de compra em 2025, assim como nossos vizinhos, como a Argentina e o Paraguai e isso merece atenção, pois a carne bovina brasileira está mais competitiva no mercado internacional.
Como temos destacado no Farmnews, o ano de 2025 tem sido marcado pelo recorde de vendas tanto de carne bovina (clique aqui) como de bovinos vivos (clique aqui) e em 2026 a expectativa é que a exportação dos produtos brasileiros para o mercado internacional se mantenha firme.
Veja também que o preço do bezerro renovou a máxima nominal para um mês de dezembro em 2025, além de alcançar o maior valor desde maio de 2021. O preço do bezerro acumulou o quato mês consecutivo de valorização na parcial de dezembro, alcançando além do maior valor nominal para o período do ano, o maior patamar desde maio de 2021. Clique aqui e confira os dados!
E mudando de assunto, você sabia que o Paraguai deixou de ser apenas um produtor de commodities para se tornar um potencial Hub de Inovação para a América do Sul? Quando olhamos para o mapa da inovação agrícola na América Latina, os olhos do mundo costumam se voltar imediatamente para o Brasil, dada a sua escala continental. No entanto, estrategistas mais atentos e empresas de tecnologia ágil começaram a notar um movimento diferente. Existe um gigante silencioso, não em tamanho, mas em velocidade e eficiência, emergindo no coração do continente: o Paraguai. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




