O preço futuro do boi gordo segue pressionado no curto prazo, com os contratos para vencimento em janeiro e fevereiro de 2026 precificando queda frente ao físico.
Como temos destacado, o preço do boi gordo ficou mais estável em dezembro (primeira Figura), apesar do aumento da demanda por carne bovina no mercado interno (clique aqui) e das exportações aquecidas na parcial do mês (clique aqui).
O período do ano tradicionalmente favorece uma maior pressão de queda no preço do animal pronto para o abate. Essa perda pontual no preço também influencia o comportamento do mercado futuro que também acumulou queda.
Aliás, o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo em dezembro subiu pela segunda semana consecutiva, embora o aumento seja pequeno, mostrando uma menor procura do investidor nesse momento (clique aqui). Em um ambiente de mercado menos líquido, de poucos negócios, algumas oscilações atípicas podem acontecer e isso merce atenção.
A Figura apresenta dados da evolução diária do preço nominal do boi gordo (Datagro), em Reais por arroba, ao longo da segunda metade de 2025.

O fato é que pela primeira vez o preço futuro do boi gordo para fevereiro de 2026 precifica queda em relação ao preço do boi gordo (Datagro).
O preço esperado do boi gordo para vencimento em fevereiro de 2026 caiu, enquanto no intervalo de tempo, o preço no mercado físico ficou mais estável, inclusive apresentando leve alta. Isso fez com que a expectativa de ágio que chegou a ficar acima de R$20,0 por arroba em outubro, caísse. No final de dezembro o que era ágio passou para deságio, com o preço futuro para fevereiro de 2026 abaixo da referência no físico.
A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo (Datagro) e futuro (B3, valor de ajuste), para vencimento em fevereiro de 2026, em Reais por arroba.

Como mostram os dados da Tabela abaixo, o preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) caiu menos que o mercado futuro, especialmente comparados com os contratos que vencem em janeiro e fevereiro de 2026, com a maior desvalorização ao longo da semana entre 16 e 23 de dezembro. O mercado futuro do boi gordo precifica queda em relação ao físico para o vencimento de fevereiro de 2026 desde o dia 22 de dezembro.
A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre 16 e 23 de dezembro.

O importante é reforçar que apesar da pressão de queda, pontual e que pode persistir nos primeiros meses de 2026, a expectativa é otimista para 2026, como inclusive mostram os dados da segunda Figura que revelam uma tendência de alta mais consistente ao longo da segunda metade do próximo ano.
E como temos comentado, antes de avaliar o preço em si, é importante avaliar a tendência e as oportunidades que elas oferecem, de acordo com cada estratégia.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 23 dezembro, considerando os valores do ajuste.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 23 dezembro, considerando os valores do ajuste.

E mudando de assunto, o preço do bezerro foi o destaque positivo de 2025, descolando do boi gordo, se aproximando da máxima nominal histórica de 2021 e com perspectiva de novas altas para 2026, mas cuidado com o otimismo exagerado! Claro, o que todos querem saber é qual a expectativa de preço esperado para o próximo ano. Bom, mas antes vamos relembrar como foi 2025. Clique aqui e confira!
Veja também que em 2025, até novembro, a importação de carne bovina brasileira pela China foi de 1,49 milhão de toneladas métricas, valor 24,0% acima do recorde anterior para o período do ano, de 2024 (1,20 milhão de toneladas). A importação de carne bovina brasileira pela China alcançou patamares recordes em 2025 e a expectativa é de demanda firme em 2026. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




