Mercado

Preços corrigidos do boi gordo desde 1967!

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.

O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período?

Vamos descobrir…

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo, segundo dados do IEA e Cepea/Esalq, corrigidos pelo indicador de inflação (IGP-DI).

 

preços corrigidos do boi gordo
Fonte: Dados do IEA e Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Acompanhe - O Farmnews indica!

Os dados acima destacam a perda de valor dos preços do mercado pecuário nacional ao longo das últimas décadas, destacando que no longo prazo a inflação teve variação muito acima do preço do boi gordo, por exemplo.

O fato é que, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em janeiro de 1987 valeria cerca de R$367,0 por arroba.

Isso significa que os preços corrigidos do boi gordo de 30 anos atrás valem mais cerca de 2,5 vezes a mais que o preço atual (aproximadamente R$145,0 em dez-17, de média).

Por outro lado, quando consideramos um período mais recente (clique aqui), os preços do boi gordo superam a variação acumulada da inflação. Destacando um cenário de recuperação de margem ao longo dos últimos anos.

Mas, claro, é importante lembrar também que o ano de 2017, em especial, tem sido diferente, com o boi gordo caindo mais que a inflação. Vale lembrar que nos últimos 12 meses (dez-16 a nov-17) a inflação medida pelo IGP-M caiu 0,3% enquanto a queda do boi gordo no período foi de 5,6%.

E já que estamos falando de dados históricos, vamos aproveitar a oportunidade de apresentar alguns números históricos da produtividade da pecuária de corte nacional. Clique aqui e confira indicadores de produtividade ao longo dos últimos 100 anos!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo