O abate de bovinos foi recorde no 2º trimestre de 2025 e pelo segundo ano consecutivo acima de 10,0 milhões de cabeças (oficial) no acumulado entre abril e junho!
O abate oficial de bovinos no Brasil no 2º trimestre foi recorde para o período do ano (Figura). Isso porque entre abril e junho de 2025 foram abatidos 10,40 milhões de bovinos no Brasil (dados oficiais), o que representa um crescimento de 3,3% frente ao 2º trimestre de 2024 (recorde anterior para o período do ano).
A Figura apresenta os dados do abate oficial de bovinos no Brasil, em milhões de cabeças, no 2º trimestre de cada ano, entre 2010 e 2025.

O abate de bovinos aumentou pelo quarto ano consecutivo no 2º trimestre, em 2025. Embora ainda não tenhamos os dados oficiais do abate de fêmeas no período, a expectativa é que o abate de fêmeas siga alto, assim como aconteceu no trimestre anterior.
E por falar no assunto, a taxa de abate de fêmeas alcançou patamares recordes no 1º trimestre de 2025 e vale destacar o aumento da participação de novilhas ao longo dos últimos anos. Clique aqui e confira os dados!
O patamar elevado do ritmo de abate de fêmeas no País aumenta a expectativa de forte pressão no preço da categoria de reposição no futuro próximo, algo que temos discutido com frequência no Farmnews.
Nesse contexto, o Farmnews apresentou os dados do preço histórico do bezerro em agosto, entre 2010 e 2024 e a perspectiva para o restante de 2025. Clique aqui!
No acumulado da primeira metade de 2025 o abate de bovinos no País alcançou 20,27 milhões de cabeças, o maior valor para o período do ano (segunda Figura) e, pela primeira vez superando o patamar de 20,0 milhões de cabeças no acumulado entre janeiro e junho.
A Figura apresenta os dados do abate oficial de bovinos no Brasil, em milhões de cabeças, no 1º semestre de cada ano, entre 2010 e 2025.

O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos meses de agosto, entre 2018 e a primeira metade de 2025. Clique aqui e saiba mais!
Os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil em agosto de 2025 reforçam expectativa de recorde, com destaque ao preço. Clique aqui e confira os dados!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!




