Mercado

Ágio da arroba do bezerro, dados mensais até a parcial de outubro de 2023

O ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo na parcial de outubro de 2023 caiu frente aos meses anteriores.

Isso porque com o preço do boi gordo em outubro de 2023 voltou a acumular alta frente ao mês de setembro (clique aqui), inclusive subindo mais que o bezerro no período, como ilustram os dados da Figura abaixo.

E antes de falar em ágio do bezerro em relação ao boi gordo, é importante lembrar que o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do animal pronto para o abate. Afinal, será que o preço do boi gordo alcançou o “fundo do poço” no atual ciclo de baixa, em 2023? Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2023 (média até o dia 24).

ágio da arroba do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo na parcial de outubro de 2023 foi de 28,5%, queda frente ao mês anterior (37,7%).

Vale lembrar que apesar da queda em relação ao mês anterior, o ágio do bezerro frente ao boi gordo na parcial de outubro de 2023 ficou acima do patamar observado no mesmo período de outubro de 2022 (21,1%).

Apesar do ágio da arroba do bezerro em 2023 estar acima do observado em 2022, como mostram os dados da Figura acima, o indicador segue menor que o observado nos anos entre 2020 e 2021, quando o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi menor.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar também que embora o preço do boi gordo em outubro de 2023 tenha apresentado uma média melhor que o mês anterior, os preços seguem relativamente estáveis ao longo do mês, inclusive perdendo força de recuperação, como sinalizam os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui).

É importante ressaltar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

O Farmnews também atualizou os dados que mostram previsão do estoque de animais entre os maiores rebanhos mundiais de bovinos em 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo