Mercado

Ágio da arroba do bezerro frente ao boi em julho foi a menor de 2021

O ágio da arroba do bezerro frente a arroba do boi gordo segue em queda em julho e alcança o menor valor de 2021 até o momento.

Pois é, com o preço do boi gordo firme e o do bezerro caindo, o ágio da relação de valores entre as arrobas do bezerro e do boi gordo caiu em julho. Vale lembrar que o preço do boi gordo em julho, segundo Cepea (Campinas-SP) registrou a maior média nominal histórica na parcial do mês (clique aqui). Quanto ao bezerro, apesar das recentes quedas após o pico alcançado em abril de 2021, o valor médio nominal da categoria segue acima de R$3,0 mil por cabeça pelo quarto mês consecutivo em julho. Clique aqui e confira os dados!

A Figura a seguir apresenta o comportamento mensal do ágio do bezerro frente ao boi gordo, segundo dados do Cepea, em Reais por arroba, entre janeiro de 2018 e a parcial de julho de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da arroba do bezerro frente ao boi gordo na parcial de julho, até o dia 20, foi de 34,0%, o menor valor de 2021 até aquele momento.

Além do menor valor de 2021 até julho, o ágio do bezerro em relação ao boi gordo foi menor que o observado em julho de 2020, uma vez que há um ano o valor ficou em 37,9% (Figura).

E em sintonia com a maior valorização do boi gordo comparado ao bezerro, em junho e julho, a relação de troca voltou a subir, melhorando o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado. Clique aqui e confira os dados médios mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ entre 2018 e a parcial de 2021.

O Farmnews atualiza os dados esperados dos maiores rebanhos de bovinos por país para 2021. Afinal, como evoluíram os dados de rebanho dos principais países produtores de carne bovina e qual a expectativa para 2021, revisada em julho pelo USDA? Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo