Mercado

Ágio do bezerro sobre boi gordo: média semestral de 2011 a 2020

O ágio do bezerro frente ao boi gordo no 1° semestre de 2020 foi o segundo maior ao longo dos últimos 10 anos.

Com o preço do bezerro em patamar recorde histórico, o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi um dos menores da história e isso tem colocado um ponto de atenção importante para os recriadores.

Pois é, para ter uma melhor ideia do que estamos falando, o preço do bezerro em 2020 tem superado as expectativas de alta e na parcial de julho o valor médio opera mais de 60% acima do valor observado em 2019. E, embora os preços do boi gordo acumulem alta em 2020 e estejam nos maiores patamares nominais, a valorização do bezerro tem sido muito acima da observada para os animais destinados ao abate. Clique aqui e confira os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo da primeira metade de 2020. Aliás, clique aqui e confira também os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em 10 anos, de 2010 a 2019!

A Tabela a seguir apresenta os dados médios mensais do preço, em valores nominais, do boi gordo e do bezerro, segundo indicador Cepea, entre o 1° semestre de 2011 a 2020.

ágio do bezerro

O fato é que na primeira metade de 2020 o ágio do bezerro em relação ao foi boi gordo foi de 37,5%, perdendo apenas para o ágio de 2015, de 42,6%.

Vale destacar que na última década em apenas 3 oportunidades o ágio do bezerro ficou acima de 30% e isso aconteceu nos anos de 2015, 2016 e 2020, considerando a média entre janeiro a junho de cada ano. E a média do ágio no 1° semestre ao longo desses 10 anos foi de 29,5%.

Claro, o resultado desse ágio reflete em um menor poder de compra do pecuarista e um reflexo perigoso para o pecuarista, especialmente daqueles que se dedicam a atividade de recria e engorda, pressionados por índices de eficiência produtiva e controle de custos cada vez mais apurados.

Acompanhe - O Farmnews indica!

E mudando de assunto, dentre os principais mercados, o consumo de carne bovina no Brasil deve ser um dos mais afetados pela COVID-19. Clique aqui e confira! Em 2020 a China tem aumentado e, muito sua participação no mercado mundial de carne bovina. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo