O ágio do bezerro frente ao boi gordo voltou a subir em setembro, alcançando o maior valor de 2025.
O preço do boi gordo caiu em setembro, enquanto no sentido oposto o bezerro acumulou ganho no mês, resultando na alta do ágio da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate (primeira Figura).
O boi gordo (Cepea) caiu 2,4% na parcial de setembro (29) frente ao valor que encerrou agosto. No mesmo intervalo de tempo o bezerro, avaliado em Reais por arroba (Cepea, Mato Grosso do Sul), subiu 1,9%. No ano, frente ao valor que encerrou 2024, o boi gordo caiu 4,5% e o bezerro subiu 9,6%.
A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2025 (até o dia 29).

O ágio do bezerro frente ao boi gordo de 36,3% na parcial de setembro de 2025 alcançou o maior valor do ano e também desde setembro de 2023.
Considerando apenas os meses de setembro, o valor de 2025 subiu frente a 2024 e se mantém relativamente próximo das máximas observadas para o período do ano, com exceção de 2021, quando o ágio do bezerro em relação ao boi gordo em um mês de setembro foi de 45,3%.
A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de setembro, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 29).

É importante destacar também que ao longo da série, entre 2010 e 2025, o ágio médio do bezerro em relação ao boi gordo nos meses de setembro oscilou entre a mínima de 11,6% em 2012 e a máxima de 45,3% em 2021. O valor médio para um mês de agosto, no período, foi de 26,9%.
E como temos comentado, a maior pressão de baixa no preço do boi gordo no curto prazo não afeta a perspectiva de valorização da arroba considerando um período maior de tempo. O mercado futuro do boi gordo inclusive precifica recuperação no valor esperado da arroba a partir de novembro. Clique aqui e confira!
É importante destacar também que o mercado futuro do boi gordo ficou mais procurado, com as posições em aberto subindo no final de setembro e no maior patamar desde o final de julho. Clique aqui e confira dos dados!
Vale lembrar que em setembro de 2025 o preço do bezerro voltou a ser aproximar da máxima do ano. O preço médio do bezerro em setembro também voltou a subir, interrompendo 2 meses consecutivos de queda (clique aqui).
Apesar da recuperação no preço do bezerro em 2025, o potencial de alta ainda é grande, especialmente quando avaliamos os patamares alcançados no ciclo de alta anterior e principalmente o ritmo recorde de abate de fêmeas nos últimos anos, algo que temos destacado no Farmnews.
Vale lembrar que o abate de vacas e novilhas no 1º semestre de 2025 foi o maior para o período do ano, alcançando 10,16 milhões de cabeças e uma taxa de abate de vacas e novilhas que alcançou 49,8%, o maior já registrado! Clique aqui e saiba mais!
Aliás, o Farmnews também atualizou os dados da relação do preço do bezerro e da variação da quantidade de fêmeas abatidas no 1º semestre entre 2010 e 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




