Mercado

Ágio do bezerro, média anual ao longo de 10 anos, de 2013 à 2022

O Farmnews apresenta os dados médios anuais do ágio do bezerro em relação ao boi gordo ao longo da última década, de 2013 à parcial de 2022.

Afinal, como evoluíram os preços médios nominais do boi gordo (Cepea ) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo dos anos, entre 2013 e a parcial de 2022, até o dia 20 de dezembro?

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ambos avaliados em Reais por arroba e, o respectivo ágio da arroba do bezerro frente a arroba do boi gordo entre 2013 e a parcial de 2022 (até 20 de dezembro).

ágio do bezerro

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo em 2022 foi o menor ao longo da série apresentada, de 10 anos.

O ágio médio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo em 2022 (na parcial até o dia 20 de dezembro) foi de 17,0%, uma queda significativa frente ao valor observado em 2021, quando inclusive o ágio alcançou recorde (41,2%), impulsionado pelo preço do bezerro, com média de R$431,0 por arroba e o patamar nominais mais alto do Cepea.

Pois é, com a queda no preço da arroba do bezerro no ano e a relativa estabilidade no preço da arroba do boi gordo pressionaram o ágio da categoria de reposição em 2022, melhorando o poder de compra para aqueles que dependem da compra de animais para repor o rebanho no mercado.

O importante é destacar que embora o preço do boi gordo (Cepea) acumule queda dentro do ano, o valor médio de 2022 segue pouco acima da média nominal de 2021, como destaca a Tabela. Lembrando que no primeiro semestre de 2022 o preço do boi gordo esteve acima dos valores praticados no mesmo período do ano anterior, inclusive alcançando a máxima nominal histórica em março, quando o preço Cepea ficou em R$344,7 por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E para saber mais sobre o comportamento de preço do boi gordo, o Farmnews apresentou os dados médios anuais do preço corrigido do boi gordo ao longo de pouco mais de 2 décadas, entre 2000 e a parcial de 2022. Clique aqui e confira!

Vale lembrar que o Farmnews também apresentou os dados anuais do preço corrigido do bezerro desde o ano 2000. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo