O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro caiu na parcial de fevereiro de 2026, reflexo da maior alta no preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição.
Após a quantidade de arrobas de boi gordo por bezerro alcançar o maior patamar para um mês de janeiro, em 2026 (clique aqui) e, com isso, pressionando o poder de compra do pecuarista, o indicador apresentou queda no início de fevereiro (primeira Figura).
Vale lembrar que o Farmnews apresentou os dados que mostram a maior alta do boi gordo nos primeiros meses de 2026 frente ao boi gordo, amenizando um cenário desafiador para o pecuarista, que é a do custo da reposição do rebanho no mercado.
Na parcial de fevereiro de 2026 (até o dia 10), frente ao valor que encerrou 2025, o preço do boi gordo (Cepea) subiu 5,7%, enquanto no mesmo intervalo de tempo o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) subiu menos (2,3%). Contudo, considerando um período maior de tempo, o cenário muda, com a maior valorização da categoria de reposição. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta os dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo (Cepea) necessária para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2026 (até o dia 10).

Apesar da queda em relação aos meses anteriores (janeiro de 2026 e dezembro de 2025), o poder de compra do pecuarista em um mês de fevereiro alcançou o menor valor em 2026, já que a quantidade necessária de arrobas de boi godo para a compra de um bezerro foi recorde na parcial do mês (segunda Figura).
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro, embora tenha caído frente aos meses anteriores, renovou a máxima para o período do ano, na parcial de 2026.
Isso reforça a preocupação com custo de produção e a margem do pecuarista, apesar dos valores em alta do boi gordo.
A Figura apresenta os dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo (Cepea) necessária para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de fevereiro, entre 2010 e a parcial de 2026.

A alta do boi gordo no mercado físico acontece devido a oferta mais restrita e a demanda tanto interna como externa mais aquecida. E por falar em demanda, a exportação de carne bovina na primeira parcial de fevereiro de 2026 mostrou forte alta quando comparado a média diária de embarque de fevereiro de 2025 (clique aqui).
O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo em dólares e Reais, entre 2024 e a parcial de fevereiro de 2026. Clique aqui e confira!
E vale ressaltar também que além da China e EUA apresentarem compras recordes para um mês de janeiro, em 2026 (clique aqui), a Argentina que tradicionalmente não é um importante importador de carne brasileira, tem apresentado números crescentes de compra e vale ficar atento a isso também. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



