Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro, indicador sobe pelo quarto mês consecutivo

A quantidade de arrobas de boi gordo por bezerro alcançou, na parcial de junho de 2023, o maior valor desde dezembro de 2021.

Aliás, o indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo necessárias para a compra de um bezerro ficou acima de 9,0 na parcial de junho de 2023 pela primeira vez desde dezembro de 2021, como revelam os dados da primeira Figura.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2023 (até o dia 9).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O indicador que mede o poder de compra do pecuarista para repor o rebanho acumulou o quarto mês consecutivo de alta, ou seja, mostrando que mais arrobas de boi gordo (Cepea) foram necessárias para a compra de um bezerro (Cepea) entre março e a parcial de junho de 2023. O fato é que o momento é desfavorável para a reposição do rebanho, pelo menos para aqueles que estão negociando o animal para o abate nesse período, uma vez que o preço do boi gordo segue com queda mais acentuada que o animal para reposição, como ilustra a segunda Figura.

A Figura ilustra a evolução acumulada da variação do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2023 (média até o dia 9).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

É importante observar que o indicador médio de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro, em um mês de junho, avaliado entre 2013 e a parcial de 2023, foi de 8,72. Isso mostra que o valor parcial de 2023 voltou a ficar acima da média, assim como nos anos de 2020 e 2021, como revelam os dados da terceira Figura.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de maio, entre 2013 e a parcial de 2023 (até o dia 25).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A necessidade de arrobas de boi gordo por bezerro na parcial de junho de 2023, de 9,04 subiu 12,2% frente a junho de 2022 e voltou a ficar acima da média para um mês de junho.

O Farmnews apresentou também os dados do abate de vacas no Brasil no 1º trimestre de 2023. Nos primeiros 3 meses do ano, o abate de vacas somou 2,38 milhões de cabeças, o maior para o período desde 2019. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo