Mercado

Como está a relação de troca de bezerros por boi gordo em 2018?

O Farmnews destaca para a relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo dos primeiros meses de 2018.

Afinal, como está o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho em 2018? A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros por boi gordo, diária, em 2018, até o dia 9 de abril, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No ano de 2018 os preços do boi gordo tem se mantido relativamente estáveis, pelo menos até o primeiro trimestre do ano (clique aqui). Os valores do bezerro também tem apresentado pouca oscilação nestes primeiros meses do ano, o que tem mantido relativamente estáveis os patamares da relação de troca de bezerros por boi gordo.

Em 2018 a troca de bezerros por boi gordo tem oscilado entre uma mínima de 1,95 a 2,20 bezerros por boi gordo.

E no longo prazo, como está a relação de preços do bezerro por boi gordo? A Figura abaixo destaca o comportamento do ágio do bezerro em relação ao boi gordo e o respectivo comportamento de preços de ambas as commodities no longo prazo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima mostram que apesar dos movimentos cíclicos de altas e baixas, o ágio do bezerro frente ao boi gordo está relativamente estável ao longo dos últimos 2 anos, ou seja, desde 2016.

Após o ágio dos preços do bezerro superar em quase 45% os valores do boi gordo em 2015, houve um movimento de correção, trazendo esse ágio para patamares próximos de 20% e 25%. E isso, claro, melhorou a relação de troca de bezerros por boi gordo frente aos anos de 2014 e 2015.

O Farmnews apresenta os preços anuais do boi gordo, em valores corrigidos pelo IGP-M, desde o ano de 1998. Clique aqui e confira! O Farmnews também apresenta o comportamento dos preços corrigidos do bezerro desde o ano de 2007 (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo